Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

É alergia ou resfriado?

Como os sintomas nasais são muito similares em todas as condições, as pessoas tendem a confundir um resfriado com uma crise de alergia, uma gripe com uma sinusite e assim por diante.

Uma definição simples de cada um desses processos pode ser feita da seguinte forma:

A rinite alérgica não é uma infecção, mas um processo de hipersensibilidade da mucosa nasal a uma série de substâncias, caracterizando-se por crises de espirros, coriza, prurido nasal, acompanhado ou não de obstrução nasal.

Não é contagiosa, não causa febre e costuma ter duração extremamente variável dependendo da intensidade e freqüência de exposição aos fatores desencadeantes (poucos dias ou mais de duas semanas conforme o caso)

O resfriado comum é uma infecção causada por um rinovírus, que leva à secreção nasal fluida, congestão nasal, espirros, dor de garganta, febre baixa (principalmente em crianças). Este quadro pode durar de dois a dez dias, mas dois terços dos pacientes se recuperam em uma semana.

A gripe é também uma infecção viral causada por um outro tipo de vírus, o Influenza, que provoca sintomas mais intensos que os do resfriado comum. A febre é mais alta e duradoura, dores musculares e indisposição física são comuns, a tosse é mais proeminente, e a secreção nasal, fluida no início, tende a se tornar mais espessa e amarelada com a evolução do processo, acompanhada de obstrução nasal. Apesar da intensidade maior dos sintomas, a maioria das pessoas se recupera em dez dias, podendo a tosse e o quadro de descarga nasal prolongar-se por um período maior.

A sinusite é uma infecção dos seios paranasais, que são cavidades dentro dos ossos da face e crânio, cuja mucosa de revestimento pode ser infectada por vírus, bactérias ou fungos.

Na maior parte das vezes, as sinusites são processos decorrentes de infecções respiratórias, como aquelas causadas pelo resfriado comum e gripe.

No entanto, como o arejamento de suas cavidades depende de uma boa ventilação nasal, indivíduos com crise de alergia com obstrução nasal persistente também podem ter seus seios paranasais infectados por microorganismos. Os sintomas típicos costumam ser dor facial, descarga nasal amarelo-esverdeada e obstrução nasal, que tendem a perdurar por dez a 14 dias ou mais conforme o caso.

Escrito por: Arthur Guilherme L. Bettencourt S. Augusto

Fonte:Tratando a Alergia

Link:http://www.tratandoalergia.com.br/2006/conteudo_fiquepordentro.asp?i=117





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta