Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

O que é Tosse Alérgica?

A Tosse nada mais é do que um mecanismo de defesa que o organismo apresenta, com o intuito de expulsar da orofaringe e do trato respiratório: qualquer substância estranha (alienígena) da árvore respiratória. Ela é de vital importância na defesa do organismo, contra processos alérgicos, infecções etc. impedindo que o mesmo se instale no indivíduo provocando doenças.Portanto o ato de Tossir é benéfico para o indivíduo

Ela é um sinal de alerta para o indivíduo, devendo prontamente procurar um médico, principalmente se a tosse for persistente e freqüente com ou sem febre, com ou sem secreção.

QUAL É O SIGNIFICADO DA TOSSE?

A presença da tosse, tem o valor de predizer que as vias respiratórias altas
(nariz, ouvido e garganta) e/ou baixas (traquéia, brônquios e bronquíolos) estão sofrendo um processo de irritativo na sua mucosa , levando a inflamação seguida de uma produção de grande quantidade de muco, inicialmente transparente e podendo evoluir para secreção amarelo-esverdeado (o qual significa presença de infecção bacteriana).

COMO SE DÁ A TOSSE, QUAL É O SEU MECANISMO?

A Tosse é um mecanismo de reflexo, utilizado com força máxima de expulsar substancias irritantes ou Secreções das vias aéreas altas e baixas.O seu exato mecanismo é a seguinte: A expiração forçada é precedida de uma inspiração forçado,seguida pelo fechamento da glote. A contração dos músculos expiratórios produz um aumento da pressão intratoráxica contra fechamento da glote, o qual culminaria com uma explosiva liberação de gases de alta velocidade, quando a glote se abre, resultando dessa forma na ocorrência da Tosse.

QUANTO AO TEMPO

- Tosse Aguda (de ocorrência recente dentro de 21 dias)
- Tosse Crônica (mais e 21 dias de duração).

QUANTO AO TIPO DE SECREÇÃO

- Tosse Seca (sem produção de muco)
- Tosse Produtiva (com eliminação de muco ou secreções).
- Com muco transparente (Alérgica).
- Com Secreção amarelo esverdeada (Infecção Bacteriana)
- Com Secreção Avermelhada (rompimento de vasos).

TOSSE INFECCIOSA

Este tipo de tosse é causada por processos infecciosos virais ou bacterianos como as rinites, sinusites, amidalites, faringites, laringites, bronquites, broncopneumonias, pneumonias, DPOC, os quais na maioria das vezes, ocorrem eliminação de secreções inicialmente transparentes e líquidas e podendo evoluir para produção de secreção purulenta (infecção bacteriana), onde neste ultimo caso, há a necessidade do uso de antibióticos para sua resolução total.

TOSSE ALÉRGIA OU IRRITATIVA

Nesses casos, a tosse é provocada por substância alérgicas do tipo inalatório em forma de gases, vapores, cheiros, como por exemplo á produtos de limpeza (cândida, pinho sol, detergentes) á perfumes, á tintas em geral etc.Ela também pode ser provocada por mudanças bruscas de temperatura como o frio, em que muitas pessoas constitui um fator principal no aparecimento da tosse.





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta