Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Chiado no Peito significa Asma?

Todos os anos principalmente durante o período outono-inverno, o número de crianças que apresentam “chiado de peito” é grande. O “chiado do peito” chama a atenção da família, mas os familiares não sabem o que significa. Mesmo alguns profissionais da área de saúde acham que chiar o peito significa “bronquite”. Como se o termo “bronquite” explicasse tudo, e assim, conselhos inúteis, simpatias, temores infundados e uso de medicação ineficaz são feitos sem nenhum benefício para os afetados, crianças ou adultos.


O “chiado de peito” pode ocorrer tanto aguda ou cronicamente. O médico quando comunica aos familiares que a criança está chiando, quer dizer que o som emitido é resultante da passagem do ar pela traquéia e pelos brônquios estreitados. As vias aéreas podem estreitar por muitos motivos como, acúmulos de secreções (catarro,
infecção), inflamações e estreitamentos produzidos pela contração da musculatura dos brônquios (broncoespasmos).


Chiar o peito pelo menos uma vez na vida atinge de 20-30% das crianças no primeiro ano de vida, lembrando que nem todas essas crianças têm asma. A Asma é o grande medo da família.


Nas crianças pequenas é difícil estabelecer o diagnóstico correto, pois existem diferentes doenças respiratórias que apresentam chiado como, asma ou infecções causadas por vírus. Uma criança pequena que “chia o peito” não significa que desenvolverá asma, mas a persistência do chiado pode estar relacionada à alergia.
Todo asmático chia, mas o contrário não é verdadeiro, ou seja, nem todos que chiam são asmáticos.


O “chiado de peito” não é diagnóstico de uma doença. Nas crianças em geral e em particular os menores de 2 anos, mais de 50% das infecções pulmonares cursam com chiado de peito. As infecções mais freqüentes são provocadas por vírus (resfriado comum e gripe) e elas são as grandes responsáveis pela sibilância e por isso que boa parte das crianças não serão chiadores crônicos.


Lembrando que as vias aéreas da criança pequena são mais estreitas e mais fáceis de contraírem diante de diversos estímulos inespecíficos do ambiente, e assim, favorece a ocorrência de chiado, Os pulmões da criança continuam crescendo até adolescência ocorrendo importantes transformações, e assim, com o passar dos anos muitos param de chiar.





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta