Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Alterações dentárias provocadas pela Rinite

As crianças portadoras de rinite alérgica são sérias candidatas a usar aparelho nos dentes para corrigi-los. Lembrando que a mucosa nasal não tem efeito direto sobre a dentição, e sim à obstrução nasal (nariz entupido). O nariz entupido leva a criança a respirar pela boca, ou seja, torna-se um respirador bucal e como conseqüência os dentes ficam mal posicionados e desalinhados (má oclusão dental).

Algumas Explicações

Quando a criança respira pelo nariz o ar pressiona o céu-da-boca (palato). Quando a respiração é bucal, diminui a pressão e o céu-da-boca tende a ficar mais profundo, o que acarreta alteração dos ossos maxilares (onde estão fixados os dentes).

Durante o dia a tuba auditiva permanece aberta graças à mastigação, à deglutição e aos bocejos. À noite enquanto a criança dorme, ao engolir a saliva impede que a tuba se feche. A rinite alérgica causa edema (inchaço) e fecha a tuba auditiva, dando ao portador a sensação de ouvido tampado. Ao ser obrigado a respirar pela boca, causa ressecamento, com a diminuição da saliva, a criança para compensar o ressecamento range os dentes para manter a tuba auditiva aberta.

A obstrução nasal provocada pelo edema freqüente na rinite alérgica, também provoca alterações ortodônticas, pois prejudica a circulação sanguínea. A  diminuição da circulação sanguínea faz com que as raízes dos dentes recebam menos sangue (menos oxigênio e nutrientes), isto pode acarretar o adiantar ou o atrasar a troca dos dentes de leite. Estas alterações tendem a desalinhar a dentição permanente.

Diminuição sanguínea provocada pelo edema nasal propicia o aparecimento de olheiras, pois o sangue acumula na região embaixo das pálpebras inferiores. As olheiras dão ao adulto e a criança um rosto com aspecto cansado e/ou envelhecido.

O edema nasal pode alterar a capacidade de ouvir da criança, muitas vezes ela não responde aos chamados ou parecem desatentas quando estão em sala de aula. As alterações provocadas pela rinite alérgica alteram o rosto, os dentes e impede a pessoa de ouvir adequadamente.

Estas conseqüências podem ser evitadas quando se faz o tratamento da alergia respiratória provoca pela rinite.





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta