Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Asmático com Varicela - Meu Filho corre riscos?

A varicela (catapora) é uma virose que acomete principalmente as crianças e mais raramente os adultos jovens. As crianças que pegam a virose têm febre alta e passam mal durante vários dias. As lesões da varicela surgem como pequenas bolhas no tronco que depois se transformam em pústula e finalmente secam em 3-4 dias.


A varicela raramente representa uma ameaça para as crianças saudáveis. As pessoas que tem o sistema imune comprometido por doenças como Aids, leucemias ou outras doenças malignas podem apresentar complicações com a varicela. O mesmo pode ocorrer em asmático que ficou doente com varicela e tomou corticosteróides cronicamente também podem ocorrer complicações. TODAS as crianças, com raras exceções, deveriam tomar a vacina para varicela.


Criança asmática tomando corticosteróides corre risco?
As crianças que precisam tomar corticosteróides resistem bem à varicela sem quaisquer complicações. Nos casos em que as crianças fazem uso prolongado de corticosteróides, quando adquirem o vírus da varicela raramente apresentam complicações graves. Todo alérgico que adquire varicela e tomam corticosteróides deve ter acompanhamento médico. Nos casos em que ocorre evolução grave deve ser administrado o mais rápido possível o tratamento especifico.


A varicela aumenta o risco de a criança alérgica precisar de corticosteróides?
No caso de criança asmática que pegou varicela e é preciso introduzir ou aumentar a dosagem de corticosteróides quando apresenta crises de asma, ela pode ser medicada, pois o risco de asma incontrolável é pior do que as complicações da varicela. São raros os casos em que as crianças apresentam complicações com a varicela, ou seja, as crianças resistem muito bem à varicela.


Corticosteróides inalatórios representa riscos para as crianças exposta à varicela?
Não. Não existem evidências mostrando que os corticosteróides inalatórios aumentam o risco das crianças exposta á varicela. A grande vantagem deles é reduzir os sintomas da asma e diminuir o uso de corticosteróides orais. Menos corticosteróides orais significa menor risco de complicações da varicela.


Devemos parar os corticosteróides para evitar efeito colateral ou complicações pela varicela?
Não. A suspensão da medicação no tratamento da asma é potencialmente mais perigosa do que os riscos potenciais da varicela. As crianças que necessitam tomar corticosteróide oral ou injetável para controle de sua asma devem usá-lo. Os pais das crianças alérgicas devem preventivamente vacinar seus filhos contra a varicela, e, assim, tratar seus filhos com mais segurança nas crises de alergia.


Como se prevenir contra a varicela?
Só existe um meio de prevenir completamente o aparecimento da varicela: evitar o contato com crianças infectadas, mas na prática isso é impossível. A prevenção é o melhor remédio para evitar a doença, vacine seu filho.


Já que é impossível evitar a exposição à varicela, o asmático deve receber a vacina?
Sim. A vacina antivaricela é segura e tem 95% de efetividade. Os especialistas recomendam que TODA criança deva ser vacinada. Raramente, o vacinado desenvolve a varicela e, mesmo quando o fizer, a doença terá menor grau de complicação.


Como se sabe que a criança foi exposta à varicela?
A exposição ocorre quando existe contato de pelo menos 1 hora. Nos casos em que existem crianças com catapora na escola, se a criança infectada está na mesma classe do seu filho, significa que ele foi exposto ao vírus da catapora. Se for uma criança de outra classe ou um parente de alguma criança da escola infectou-se com a varicela, considerar seu filho significativamente exposto.


O que devo fazer quando meu filho foi exposto?
Se for asmático e estiver tomando ou tomou corticosteróides oral ou injetável, notificar seu médico de que a criança foi exposta ao vírus da varicela. A incubação da varicela é de 11-21 dias, seu filho deve ficar sob vigilância por três semanas. A febre geralmente antecede o aparecimento das bolhas que geralmente ocorrem 1-2 dias depois e começam a cicatrizar em 3-4 dias.


Quando as pústulas não formam a casca, isso indica que a infecção não está curando normalmente. Se a criança estiver em uso de corticosteróides oral procure seu médico para tomar as medidas necessárias. A Gamaglobulina especifica é efetiva na prevenção da varicela, mas somente se for usada dentro do prazo hábil. Além do mais, existem os medicamentos antivirais que podem ser usado no tratamento da varicela em crianças com asma persistente.


O que devo fazer se meu filho estiver tomando corticosteróides oral ou injetável e tornou-se infectado com o vírus da varicela?
Informe IMEDIATAMENTE seu médico, não fique esperando o problema aparecer. Lembre-se de que o uso de corticosteróides em crianças asmáticas sob cuidados médicos é seguro e efetivo. As complicações da varicela são raras. A chave da prevenção das complicações é vacinar.





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta