Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Como as alergias afetam na qualidade de vida.

As Alergias num geral são acompanhadas de crises alérgicas. Essas crises costumam afetar em larga escala a vida de quem as tem, seja na idade que for. No artigo vamos ver as diferentes manifestações alérgicas e as alterações na qualidade de vida das pessoas que sofrem de alergias.


Asma

Ainda hoje chamada de bronquite asmática, bronquite alérgica ou simplesmente bronquite, expressando o desconhecimento e o temor pela doença. A asma pode assumir formatos variados, desde sintomas leves até crises graves e ameaçadoras à vida.


Rinite: muito além dos sintomas nasais


A rinite alérgica é considerada por muitos como uma doença sem grandes conseqüências. Entretanto, a realidade é outra: por sua característica crônica e por prejudicar as funções nasais, pode levar à complicações bastante incômodas. Os portadores de rinite em geral têm apetite prejudicado, olfato e paladar alterados, dormem mal, roncam, babam e podem evoluir para apnéia do sono. Algumas crianças, por dormirem mal e em função da respiração obstruída à longo prazo podem apresentar comportamentos que se confundem com hiperatividade, mostrando-se desatentas, irritadiças e agitadas. A rinite dificilmente anda só: infecções repetidas, tosse, noites mal dormidas, etc. completam o quadro.


Alterações faciais no respirador bucal
A respiração bucal prolongada causada pela congestão nasal da rinite pode contribuir para alterações em face, arcada dentária, palato e para surgimento de gengivite. Hoje sabe-se que os respiradores bucais tem mais tendência para alterações posturais, torácicas e de desenvolvimento; necessitando um “olhar” multidisciplinar.

Rinite alérgica e asma


Asma e rinite são doenças “irmãs”, com características inflamatórias semelhantes e por isso tendem a ocorrer juntas. Sabe-se que cerca de 25% de pacientes com rinite têm asma e que cerca de 75% de asmáticos têm rinite. Não é incomum que a presença da rinite anteceda o surgimento da asma. Sabe-se também que a associação tende a aumentar a gravidade da asma e que o tratamento das vias respiratórias superiores contribui para melhorar o controle da asma.


Adultos: Interferência na atividade e no trabalhoAs crises de asma e rinite podem interferir no sono, prejudicar as atividades diárias, o raciocínio e provocar faltas ao trabalho.


Crianças e adolescentes: prejuízo na escolaAs crises de asma e rinite podem prejudicar o sono e o descanso, provocando cansaço, interferindo na capacidade de memória e aprendizagem, além de constituir uma causa freqüente de falta às aulas.


Sinusite e alergia

A rinite alérgica se caracteriza pela inflamação da mucosa nasal, podendo acometer seios da face com aparecimento de sinusites repetidas.


Pólipos nasais

Embora a polipose nasosinusal em sua maioria não tenha origem alérgica comprovada, observa-se que os pólipos tendem a ser mais graves e a recidivar com mais freqüência nas pessoas portadoras de alergia. A conseqüência é a obstrução nasal persistente acarretando reflexos diários para o indivíduo.


Alergias da pele

As alergias da pele, como por exemplo a urticária e a dermatite atópica podem interferir no relacionamento social, já que muitas pessoas podem confundir com doenças contagiosas. O prurido (coceira) tende a ser intenso e prejudicar o sono, alterando a capacidade e as atividades físicas diárias, no trabalho e na escola.

A dermatite atópica não afeta apenas a criança, mas toda a família, já que o aspecto das lesões na pele e a coceira intensa são perturbações visíveis e muitas vezes encaradas de forma constrangedora. Os adultos atópicos, por sua vez, enfrentam dificuldades nos relacionamentos. Além disso, necessitam manter cuidados de hidratação e uso prolongado de cremes ou loções na sua rotina diária.

Como imaginar paz e tranqüilidade num passeio no campo se a pessoa é alérgica a picada de insetos?

Os casos de alergia de contato podem ter um menor impacto à primeira vista, mas podem envolver atividades de trabalho e prejudicar o paciente. Como modificar sua atividade ou mesmo mudar de profissão num país como o nosso, de poucas oportunidades profissionais?

E teria menor importância a alergia aos cosméticos em uma mulher?


Alergias a medicamentos


Pessoas alérgicas a medicamentos necessitam de uma orientação especial já que muitas vezes a mesma substância química é vendida com vários nomes comerciais. Por exemplo, a aspirina (acido acetil salicílico) pode provocar reações alérgicas graves e é encontrada em um sem número de remédios que variam desde anti gripais, digestivos, analgésicos etc, sendo vendida livremente nas farmácias. Por isso, a orientação do alergista é fundamental para segurança do paciente.

Pelé, o atleta do século, ao realizar um exame contrastado com iodo, sentiu “na pele” o que significa apresentar uma reação grave e inesperada durante um procedimento realizado sem grandes conseqüências em milhares de pessoas.

Alergia a alimentos


Alimentar-se é uma necessidade básica. Não é raro que as nossas lembranças agradáveis envolvam situações em torno de uma mesa de jantar, festas, sensações gustativas. Uma alergia alimentar pode se manifestar de forma discreta mas também pode restringir o prazer e o convívio social, fundamental à formação integral do ser humano.


Alergia ao látex


Este tipo de alergia está sendo descrita cada vez mais nos últimos anos e pode trazer complicações sérias em cirurgias em função do fato de que luvas, tubos, cânulas e outros objetos utilizados no campo cirúrgico são derivados da borracha.


 Um tema sério é também a alergia aos preservativos e prejudicando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Alergia ocular

A alergia ocular pode se anifestar de formas variadas e incômodas, afetando conjuntiva, pálpebra, córnea, etc. Se na maior parte das vezes não é grave, o caráter recorrente da doença pode acarretar conseqüências bastante desagradáveis.

A conjuntivite alérgica pode assumir formas graves e resultar em prejuízos para a visão, quando não tratada adequadamente.

A alergia aos polens é rara no Brasil, mas presente em regiões do Sul, podendo provocar sintomas oculares tão intensos, a ponto de afetar a capacidade de trabalho e aprendizado.


Conclusão:


A prevenção é a chave para conviver melhor com as alergias. Medidas simples de controle ambiental na casa do alérgico podem resultar em grande melhora na QV.

O uso de medicamentos seguindo as prescrições médicas também traz alívio dos sintomas e controle de vários tipos de alergia a longo prazo. A imunoterapia (vacina para alergia) é fundamental na asma, rinite alérgica e em outras situações de alergia indicadas pelo médico especialista.

Você só tem a ganhar ao se comprometer com seu tratamento, conhecer melhor quem está cuidando de você e aprender mais sobre a alergia. Conviver com estas doenças crônicas fica muito mais fácil quando se aprende a prevenir e a controlar sua alergia.





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta