Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Os eczemas e a chegada do calor

Estamos na primavera, o calor está aumentando, com a chegada do verão as viagens são praticamente inevitáveis e com elas as visitas a praias, rios, cruzeiros e piscinas. É comum o atópico voltar dessa temporada e procurar o dermatologista.


O atópico, com sua pele caracteristicamente mais ressecada, exige alguns cuidados extras, não só no inverno, mas também no verão.


Durante esta época, a radiação solar, as altas temperaturas, o cloro e o sal levam à diminuição das barreiras naturais da pele e uma maior perda de água transepidérmica. Este fato, somado aos “caprichos” da pele das pessoas que têm histórico pessoal ou familiar de asma, bronquite, rinite e eczema atópicos, pode levar ao surgimento de manchas claras na pele. Muitas vezes elas são confundidas com micoses de verão, mas não são causadas por fungos, apenas por hábitos a serem corrigidos. Trata-se da pitiriase alba.


As lesões costumam surgir no rosto e tronco principalmente, podendo estar em qualquer parte do corpo. São manchas levemente ásperas, de cor mais clara do que a pele normal, raramente coçam e descamam pouco. Pode acontecer em qualquer fase da vida, sendo mais comum durante a infância e entre pessoas de pele mais escura.


Surgem devido a alterações da hidratação da pele, associadas a processos inflamatórios.


O quadro costuma se resolver com o uso de hidratantes e filtro solar, que recuperam a barreira da pele; com a diminuição do número de banhos e do uso de sabonetes. Alguns casos podem ser mais persistentes e necessitam tratamento médico.


É importante o reconhecimento destas lesões para que os hábitos - especialmente o excesso de banho e o não uso de hidratantes – sejam corrigidos e, desta forma não levem a um quadro mais grave de eczema.






Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta