Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Casa a prova de alergia

Há alguma relação entre sintomas respiratórios e o ambiente de uma casa? Os indícios afirmam que sim. Fatores encontrados dentro de uma residência podem afetar a evolução de doenças, como a rinite, a sinusite e a asma. Por isso, são indicados cuidados no ambiente onde o alérgico vive. 


Há dois grupos de vilões que podem ser inalados no interior das moradias e, consequentemente, agravar as crises respiratórias. 

- O primeiro deles refere-se às substâncias com ação irritativa no aparelho respiratório, como odores de produtos de limpeza e perfumes, além de poluentes, como a fumaça de cigarro. 
- Já o outro grupo é formado pelos chamados agentes alergênicos, substâncias biológicas derivadas de ácaros da poeira, pelo, pele e secreções de animais domésticos, fungos (mofo) e insetos. 

Por serem facilmente reconhecidos pelo odor e causarem sintomas imediatos, os itens do primeiro grupo tendem a ser notados mais rapidamente. Já o segundo não é tão facilmente percebido.

Em geral, o alérgico sente o cheiro do mofo e dos cães, enquanto as substâncias alergênicas de ácaros, insetos e gatos não são notadas. Entretanto, causam não só irritação da mucosa que reveste o aparelho respiratório, como induzem a uma inflamação que leva às crises de espirros, coriza e prurido nasal (na rinite) ou de tosse, falta de ar e chiado (no caso da asma). 

Quanto mais tempo uma pessoa fica em contato com esses agentes, mais sintomas aparecerão. Para quem tem rinite, por exemplo, a piora do quadro aumenta o risco de sinusites e de desenvolvimento de asma. E para quem já apresenta asma, a probabilidade de exacerbações aumenta, assim como as chances de internação, além da perda progressiva e mais acelerada de função pulmonar. 

CUIDADOS QUE PODEM MELHORAR O BEM-ESTAR DOS MORADORES: 

1. Manter a casa arejada, bem ventilada;
2. Entrada de luz solar é importante;
3. Não fumar e não permitir que fumem em sua casa; 
4. Não usar umidificadores à noite no quarto de dormir. Esse aparelho aumenta a umidade no recinto e favorece a proliferação de ácaros;
5. Evitar uso excessivo de produtos de limpeza e aromatizadores, que podem irritar as vias respiratórias e a mucosa ocular;
6. Limpeza diária com pano umedecido. Evitar vassouras e espanadores;
7. Ao realizar obras, preferir tintas e colas sem cheiro ativo;
8. Evitar excesso de móveis e objetos para facilitar limpeza.

Fonte: blog da alergia





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta