Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Mitos e verdades sobre alergia

A alergia é contagiosa? 
Não. As pessoas alérgicas, principalmente as que têm asma, rinite e dermatite atópica, possuem uma condição genética que determina que reajam de forma exagerada a determinados estímulos, causando os sintomas. 

Doenças alérgicas não têm cura? 
Embora a alergia seja uma condição herdada geneticamente e, na maioria das vezes, definitivamente, existem doenças alérgicas em que pode ocorrer a resolução completa do quadro, como acontece com a alergia ao leite de vaca que se inicia na lactância (bebê) e tende a desaparecer por volta dos 2 a 4 anos de idade. 

Adianta tratar alergia? 
Embora não se possa alterar a herança genética, que os alérgicos apresentam, os tratamentos disponíveis atualmente englobam medicamentos bastante específicos, com efeitos colaterais mínimos e que melhoram muito a qualidade de vida. 

Alergia é doença de rico? 
As doenças alérgicas são condições herdadas geneticamente podendo, portanto, ocorrer em indivíduos de todos os níveis socioeconômicos. 

Ar condicionado faz mal para os alérgicos? 
Os alérgicos podem permanecer em ambientes com ar condicionado. O importante é que a alergia esteja bem controlada e que os aparelhos tenham boa manutenção e limpeza.  

Praia é prejudicial à criança alérgica? 
Ir à praia é uma atividade ao ar livre das mais saudáveis e deve ser estimulada no paciente alérgico. 

Natação cura alergia? 
Natação é um excelente exercício físico e sua prática traz benefícios para as pessoas alérgicas, em especial para os asmáticos. Entretanto, não ?cura? a asma e em algumas condições alérgicas pode agravar o quadro como, por exemplo, nas sinusites. 

Travesseiros e colchões ?antialérgicos? não necessitam de capas impermeáveis? 
Todos os tipos de travesseiros e colchões devem ser revestidos com capas apropriadas (revestidas internamente com película impermeável), para evitar a proliferação de ácaros e fungos. 

Vacinas para alergia engordam? 
As vacinas para tratamento de alergia respiratória não contêm nenhum elemento que cause ganho de peso. 

Asma cura na adolescência? 
Embora uma parcela das crianças que apresenta ?chiado? nos primeiros anos de vida evolua com o desaparecimento dos sintomas, isto não é verdade para todos. 

Sorvetes causam crises de alergia respiratória? 
O que desencadeia alergia respiratória são principalmente, as substâncias inaláveis, tais como os ácaros da poeira, os pelos de animais, etc. 

A urticária é causada por alimentos e corantes? 
Pode ser, mas ao contrário da crença popular de que a urticária é sempre provocada por alimentos, as causas são variadas Por exemplo, medicamentos, largamente utilizados sem prescrição médica, como os analgésicos e anti-inflamatórios.

As gotas nasais descongestionantes funcionam para desentupir as narinas? Descongestionantes nasais só devem ser usados por curto período, pois provocam inúmeros efeitos colaterais e dependência física, além de alterar a mucosa nasal.

Fonte: Asbai





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta