Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Cortisona inalada - perguntas e respostas

O que é a cortisona 
Os glicocorticóides são conhecidos pelo seu grande poder anti-inflamatório, característica fundamental para o tratamento de determinadas doenças, com destaque para a asma e a rinite alérgica. No entanto, o seu uso prolongado é associado a uma variedade de efeitos colaterais, restringindo a sua utilização. Assim, com o objetivo de atingir uma ótima ação na via respiratória, porém com baixa repercussão no restante do organismo, foram desenvolvidas as formas inaladas desta medicação.

Qual a diferença entre a cortisona tomada em forma de comprimidos e xaropes para o uso inalado? 
Os Corticóides sistêmicos (comprimidos, xaropes ou injeções) servem para tratar crises, devendo ser usados por tempo curto, com objetivo de combater os sintomas das exacerbações da asma.  O seu uso prolongado é associado a uma variedade de efeitos colaterais, restringindo a sua utilização. 
Já os corticóides inalados são considerados "padrão ouro" no tratamento de controle da asma e da rinite alérgica, pois atuam diretamente nas vias respiratórias, atuando no processo inflamatório da asma e da rinite alérgica e podendo ser usados com segurança por tempo prolongado. 

A inalação da medicação contendo cortisona pode causar efeitos colaterais? 
Sim. Estes medicamentos são seguros, mas também podem causar efeitos colaterais. Em sua maioria são leves e de forma localizada, como a rouquidão (disfonia), irritação da garganta, tosse, sensação de sede e candidíase oral (?sapinho?). 
Efeitos colaterais sistêmicos podem ocorrer, mas são raros e de pequena intensidade. 
O benefício é maior do que os riscos, uma vez que evita crises graves. E, na asma controlada é menor a necessidade da cortisona sistêmica, que tem maior risco de causar efeitos colaterais graves.

Como podem ser inalados os remédios contendo cortisona?   
Podem ser usados sob 3 formas: 
- nebulizadores de jato (incluindo os compressores domésticos).  As medicações contendo budesonida em forma de suspensão para nebulização não podem ser administradas com nebulizadores ultrassônicos. 
- em ?sprays? ou aerossóis (popularmente conhecidos como "bombinhas?)  
- em forma de inaladores de pó.

Como escolher o melhor dispositivo para inalar o corticóide? 
A escolha deve ser feita em cada caso, levando em conta a idade, a preferência do paciente, as características individuais. É importante também analisar a capacidade de usar corretamente. Por exemplo, crianças pequenas não tem condições para usar um inalador de pó, que depende de uma força inspiratória. Algumas pessoas podem ter dificuldade no uso dos sprays ("bombinhas?) e necessitam uso de espaçadores. 
A nebulização é pouco indicada, pois os compressores são grandes, necessitam eletricidade e têm maior risco de contaminação. Mas em casos especiais, como por exemplo, pessoas portadoras de deficiências motoras, idosos debilitados poderão se adaptar melhor à este método. Em resumo, a escolha não depende apenas do médico mas também da aceitação em cada paciente. 

Os remédios inalados contendo cortisona podem ser usados em mulheres grávidas? 
Sim. Os medicamentos contendo a cortisona inalada podem ser usados com segurança em gestantes pois controlam a asma e a rinite, diminuem o risco de crises e de descompensação da doença durante a gravidez. 

Quais são as vantagens do uso inalado  da cortisona?
- A medicação atua mais rápido; 
- As doses são menores (microgramas); 
- Os efeitos colaterais sistêmicos são mínimos; 
- Pode-se usar por tempo prolongado com nenhuma ou pouca alteração do equilíbrio do eixo hipófise - adrenal.

Fonte: http://blogdalergia.blogspot.com.br/search/label/Cortic%C3%B3ide





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta