Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Natação cura a asma?

Não.

A asma é uma doença de origem genética e que se acompanha de inflamação nos brônquios, tornando as vias respiratórias sensíveis e ocasionando crises de falta de ar, chiados, tosse. O tratamento deve ser feito não apenas nas crises, mas todos os dias, combatendo a inflamação e evitando a piora. 

Como as crises de asma assustam, a tendência é que os pais (e os próprios asmáticos) se afastem e evitem atividades físicas. Mas, esta não é a atitude certa: a asma não impede uma vida normal, desde que se mantenha a doença controlada. 

O portador de asma (adulto ou criança) pode escolher a atividade que mais goste. A natação tem vantagens como esporte e também na socialização da pessoa, pois propicia vida ao ar livre e estimula o companheirismo, o trabalho em equipe e a formação de novas amizades.

De forma resumida, pode-se dizer que a natação fortalece a musculatura respiratória, é uma atividade aeróbica e trabalha basicamente com a coordenação respiratória. 

A natação pode ser praticada por adultos e crianças, desde que estejam com a asma controlada. Contudo, algumas situações impedem a prática da atividade, como por exemplo, deformidades torácicas, respiração bucal ou se a pessoa não está com os sintomas controlados. Algumas pessoas necessitarão de acompanhamento especializado e realizar fisioterapia respiratória, para depois iniciar a natação.

Grandes nadadores são asmáticos. A asma na impede o esporte, mas é fundamental educar sobre a doença para que a pessoa mantenha seu tratamento. 

Mas, outras atividades esportivas também podem ser praticadas. Até porque nem todos se adaptam à natação: algumas pessoas têm rinite e/ou alergia ocular e podem piorar ao contato com o cloro. Outras simplesmente não gostam de nadar. Cada um deve procurar o esporte com o qual se identifica e que lhe dá mais prazer. Vale tudo: futebol, judô, vôlei, capoeira, etc. A asma não impediu que a jogadora Marta se tornasse a atleta numero um do mundo, no futebol feminino.

Algumas pessoas podem ter crises deflagradas pelo exercício físico e por isso, antes de iniciar a prática esportiva, é muito importante que a pessoa seja orientada por seu médico especialista. 

A dica é: escolha o esporte que mais goste, mas mantenha seu tratamento. Natação não cura a asma.

Fonte: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2009/07/natacao-cura-asma.html





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta