Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Ácaros: nossos vizinhos microscópicos

Há quanto tempo você usa o mesmo travesseiro?


Antes de responder esta pergunta, saiba que estudos recentes mostram que após 6 anos de uso, um travesseiro pode ter 10% de seu peso em ácaros, além de detritos e fragmentos de pele humana. Colchões com 10 anos de uso abrigam cerca de 1 bilhão de ácaros.


Desagradável, não é?
Ou seja, parte de sua cama está viva!


Ácaros: sub-classe de aracnídeos, ordem acarina.
Ácaros são diminutos habitantes da poeira das casas, meigos e inofensivos para a maioria das pessoas. Sabe-se que existem cerca de 30.000 espécies descritas, no mundo inteiro. Medem entre 200 e 500 micrômetros - um micrômetro equivale a milionésimo de metro.


No Brasil citam-se pelo menos sessenta espécies de ácaros, em especial : dermatophagoides pteronyssinus, dermatophagoides farinae, dermatophagoides microcerus, blomia tropicalis e acaros de estocagem. Medem entre 200 e 500 micrômetros - um micrômetro equivale a milionésimo de metro. Pertencem à família dos artrópodes, sendo portanto parentes dos aracnídeos (aranhas). São aproximadamente 1000 ácaros por grama de poeira de uma casa.


É possível conviver em relativa harmonia com os ácaros em quantidade normal no ambiente. No entanto, pessoas alérgicas têm uma maior sensibilidade.


Os ácaros eliminam nas fezes uma proteína que, quando inalada, provoca a alergia nas pessoas sensíveis. Os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos dispersam-se em poeira fina, sendo inalados e podendo provocar alergias. Quanto maior a quantidade de ácaros, maior será a possibilidade de provocar alergia.


Conhecendo o ácaro:


Alimentos prediletos: Escamas de pele humana e de animais. Daí deriva o nome da família mais comum de ácaros: Dermatofagoides (dermato significa pele e phagoides, comer), ou seja: são comedores de pele. O ser humano normalmente perde cerca de 1g de pele num dia.

Ambientes ideais: lugares escuros, úmidos e com acúmulo de pó. Ácaros gostam muito de colchões, travesseiros, tapetes, mantas de lã, penas, estofados, bichos de pelúcia. A cama é um dos melhores locais para a sua proliferação. Ácaros possuem garras em cada uma de suas 8 pernas e ainda duas pinças. Por isso sua remoção é difícil em materiais têxteis. Adoram o clima tropical do Brasil. Sobrevivem com muita dificuldade e, grandes altitudes.


Tempo de vida: de 2 a 3 meses, durante os quais acasalam, dando origem a cerca de 20 a 50 novos ácaros no decorrer de sua vida.


Locais preferidos de acasalamento: cama, colchões (idéia agradável, pensar no fato de que alguns milhares de ácaros estão acasalando à sua volta neste momento, não?)


Amigos preferidos: fungos. Estudos sugerem que algumas espécies de ácaros são incapazes de sobreviver na ausência de fungos. Além de servirem de alimento para os ácaros, os fungos também são responsáveis pela pré-digestão da pele humana ingerida pelos ácaros.


Hábitos intestinais: Cada ácaro produz 20 a 40 bolotas de fezes por dia, que contém uma enzima do seu sistema digestivo, conhecida como Der p 1, que é altamente alergênica e pode permanecer ativa por longo tempo no ambiente e ao ser inalada atinge o sistema respiratório, provocando sintomas.



Estratégias para vencer o ácaro:
- Controle de reservatórios de ácaros: camas, carpetes, móveis e roupas
- Controle de possíveis fontes de novos ácaros: por ex: animais de estimação
- Controle direto de poeira e das condições de temperatura e umidade da casa.

Fonte: Blog da Alergia - http://blogdalergia.blogspot.com





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta