Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

A Asma e o Fumo

A asma é uma doença que afeta os brônquios (tubos por onde o ar entra nos pulmões), reduzindo seu calibre e estrangulando a passagem do ar, causando sintomas como: falta de ar, chiado no peito, tosse e sensação de aperto no peito.


Os brônquios das pessoas que tem asma são muito sensíveis aos estímulos externos (poeira, mudança de temperatura, viroses respiratórias, cheiros fortes, fumaça, etc). Esses estímulos funcionam como “gatilhos”, de uma arma provocando o estreitamento dos brônquios e “disparando” os sintomas da asma.


A asma pode se manifestar com várias nuances: pode ser leve (às vezes o único sintoma é tosse), mas também pode ser grave, com crises intensas e potencialmente fatais. Felizmente, na maior parte dos casos, é uma doença que pode ser controlada, permitindo uma vida normal e produtiva.


A fumaça do cigarro é um “gatilho” importante para provocar crises de asma! E mais: provoca crises em quem fuma e nas pessoas que estão ao seu lado, em função do tabagismo passivo.

Crianças de lares com fumantes tendem a ter mais crises e uma asma mais grave!Ou seja, o estreitamento dos brônquios que acontece na asma é em geral variável, passageiro, podendo ser evitado e controlado. Mas... Atenção: o estreitamento dos brônquios causado pelo fumo é fixo e progressivo.Não fume e não permita que fume em sua casa: A combinação de asma e fumo leva à lesão permanente dos brônquios!

Fonte: Blog da Alergia - http://blogdalergia.blogspot.com





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta