Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Alergia a pomadas: é possível?

Pomadas e cremes são considerados inócuos e largamente receitados não apenas por médicos como também por curiosos, balconistas, amigos, sendo até considerados por alguns como remédios de uso caseiro. A mídia divulga a publicidade destes produtos passando a imagem de que são isentos de efeitos colaterais.Engano!

Os medicamentos sob forma de pomadas, cremes e loções têm ação farmacológica comprovada, sendo eficazes para tratar doenças. Mas, também podem causar efeitos colaterais variados, incluindo as reações alérgicas. O uso de qualquer produto na pele se acompanha de um contato direto com a substância, mas se há presença de lesões, a penetração é maior, podendo facilitar a sensibilização ao medicamento.

Alergia X efeito colateral

Remédios podem causar efeitos variados, sendo alguns esperados e outros, imprevisíveis. Os efeitos colaterais são aqueles conhecidos pelo médico e esperados para uma determinada substância. Por exemplo, a sonolência causada pelos antialérgicos mais antigos. Chama-se de alergia a reação causada por um remédio que tenha um mecanismo imunológico. As reações alérgicas dependem de uma tendência individual, enquanto os efeitos colaterais podem surgir em qualquer pessoa que faça uso do remédio. No caso das pomadas, a forma mais comum de alergia é o Eczema ou Dermatite de contato.

Quais são as pomadas, cremes e loções que mais causam alergia?

Curiosamente, as medicações que mais causam alergia quando usados sob a forma de pomadas e cremes são os antialérgicos também conhecidos como anti-histamínicos, sendo os mais conhecidos: Fenergan® e Caladryl®.

O Merthiolate®, muito usado no tratamento de ferimentos, modificou sua fórmula devido ao alto número de pessoas que apresentavam alergia ao timerosal. Contudo, esta substância ainda é encontrada em alguns tipos de soro fisiológico para assepsia de lentes de contato e como conservante de determinados colírios, pomadas oftálmicas, gotas nasais, etc.

Antibióticos para uso na pele podem ser causas de alergia, em especial: neomicina, sulfa, penicilina, cloranfenicol. A tirotricina usada em curativos prontos – o mais conhecido é o Band aid® também pode provocar reação em pessoas sensíveis.

Citam-se ainda: Mercúrio e derivados; Anestésicos locais (benzocaína, picrato de butezin – para queimaduras); Nitrofurazona (Furacin®), entre outros. Além disso, existem casos onde a alergia é provocada por veículos, ou seja, pela substância usada como base e não pelo princípio ativo contido na medicação. O exemplo mais comum é a etilenodiamina.

Como reconhecer a alergia?

Se a pessoa inicia o uso da medicação e ocorre piora da lesão, deve-se suspeitar de uma reação ao produto. Como a alergia surge depois que a pessoa já usou em outras ocasiões, nem sempre é reconhecido facilmente.

O que fazer?

Recomenda-se suspender o uso da pomada ou creme e procurar um alergista. Ele analisará a história clínica e examinará o local para definir o diagnóstico. O formato e o tipo das lesões na pele auxiliarão a definir o processo. Os testes alérgicos de contato serão úteis para confirmação do diagnóstico.

Dicas finais:

- Não use medicamentos sem orientação médica.
- Evite coçar para não irritar e para evitar uma infecção subjacente.
- Ao se machucar ou em caso de queimaduras lave com água corrente e não passe nada no local.

Fonte: Blog da Alergia - http://blogdalergia.blogspot.com/





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta