Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Bombinhas fazem mal ao coração?

A origem deste preconceito vem dos antigos remédios usados para tratar a asma.

Na verdade, a palavra “bombinha” significa apenas a embalagem do remédio, em formato de spray, mas muitas pessoas a utilizam de forma pejorativa, sem ao menos entender o efeito dos medicamentos. E já dizem logo: “sou contra as bombinhas” - achando que todas são iguais.

“Bombinhas” não fazem mal ao coração, não viciam e não causam mortes. A medicação usada por via inalada é formulada de maneira especial em doses mímimas, medidas em microgramas, de forma que exerça seu efeito direto nas vias respiratórias e com poucos efeitos à distância. É segura, eficaz, atua mais rápido e provoca menores efeitos colaterais do que os xaropes e comprimidos, atingindo diretamente os locais afetados.

Nem toda bombinha é igual. Existem bombinhas contendo medicamentos aliviadores, apenas para atuar nas crises (como os broncodilatadores) e outras contendo medicamentos controladores, com efeito na inflamação dos brônquios de modo a controlar a doença e prevenir novas crises. Estes medicamentos inalados de efeito controlador devem ser usados de maneira contínua, mesmo que a pessoa esteja bem. O uso regular dos sprays preventivos diminui a longo prazo a inflamação dos brônquios, levando a uma melhora geral da doença.

Na realidade, hoje existem tipos variados de medicamentos inalados, não apenas sob forma de sprays, mas também em inaladores de pó, com formatos e sistemas diversos, como por exemplo, cápsulas para uso inalado, Diskus ou Turbuhaler.

A escolha do medicamento e do tipo de inalador é baseada na história de cada pessoa, seu tipo de asma e procurando achar aquele ao qual se adapta melhor.

É importante que a técnica de uso esteja correta. Não tenha medo de usar seu inalador: é a melhor maneira de usar remédios para a asma.

Bombinhas podem ser usadas em crianças?

Sim, mas neste caso procura-se utilizar espaçadores para facilitar a aplicação e melhorar a eficiência do medicamento. Remédios inalados podem ser usados também em idosos, hipertensos, diabéticos ou mesmo em gestantes, desde que sejam sempre utilizados sob orientação do médico especialista.

Fonte: Blog da Alergia - http://blogdalergia.blogspot.com/





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta