Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Entendendo como os medicamentos controlam e previnem a asma

Atualmente, existem dois principais tipos de medicamentos considerados efetivos para o tratamento da asma: as chamadas medicações de “controle” de uso prolongado e aquelas para o “alívio” rápido dos sintomas .

O tipo de medicação necessária e as suas respectivas doses dependerão de uma avaliação inicial da gravidade de sua doença. O tratamento moderno da asma baseia-se numa estratégia gradual, tipo passo a passo: quando sua asma estiver pior, você poderá aumentar a dose do medicamento ou modificar o tratamento. Quando houver melhora, na maioria das vezes você poderá reduzir a dose ou retornar à medicação anteriormente utilizada. Porém, é importante que você sempre consulte seu médico antes de modificar o medicamento prescrito.

Os medicamentos de controle de uso prolongado são preventivos e devem ser tomados diariamente. Eles auxiliam você a alcançar e manter o controle de seus sintomas de asma. Como exemplos temos:

· Antileucotrienos (Singulair)
· Corticoesteróides inalatórios (Pulmicort, Busonid, Flixotide, Fluticaps, Miflonide, Miflasona, Beclort, Clenil, Beclosol, Beclort, Alvesco)
· Broncodilatadores de longa duração (Serevent, Fluir, Foradil, Formocaps)
· Estes últimos são comumente associados aos corticosteróides inalatórios, sendo esta combinação reconhecida atualmente como o mais efetivo tratamento para asma (Seretide, Symbicort,Alenia, Foraseq )
· Xantinas (Talofilina, Bamifix)
Os medicamentos de alívio são usados para tratar os sintomas de asma quando estes estão presentes. Eles aliviam os sintomas de asma rapidamente, e em geral são utilizados apenas nas crises. Exemplos:
· Broncodilatadores Beta2-agonistas de curta duração (como Aerolin, Aerogold, Berotec, Bricanyl)
· Anticolinérgicos (Atrovent)
· Corticosteróides orais (como a Prednisona, Prednisolona)

A inflamação dos pulmões exerce um papel crítico na asma e por isso as medicações anti-inflamatórias como os corticosteróides inalatórios são as mais efetivas para o controle prolongado da doença. Estes medicamentos são eficazes e seguros, prevenindo o aparecimento dos sintomas da asma, normalizando a função pulmonar, além de possibilitar a prevenção de
problemas irreversíveis dos pulmões.

Quando procurar um especialista
O médico especialista em asma poderá diagnosticar e ensinar mais sobre a sua doença, além de ajudar na elaboração de um plano de tratamento. Você deverá procurar um alergista se houver dificuldade em alcançar ou manter o controle de sua asma, como nas situações abaixo:
· Se você teve uma crise de asma muito grave que o colocou em risco de vida
. Se você não consegue alcançar o controle da asma após 3 a 6 meses de tratamento, ou seu médico acha que você não está respondendo ao tratamento atual.
· Se você tem sintomas respiratórios incomuns ou de difícil diagnóstico.
· Se você tem outras doenças alérgicas ou respiratórias associadas como rinite alérgica e/ou
sinusite que complicam sua asma ou seu diagnóstico.
· Se você necessita de mais exames diagnósticos para determinar a gravidade de sua asma ou determinar a causa de sua doença.
· Se você quiser maiores informações sobre o seu tratamento e/ou sobre medidas educacionais para um melhor uso dos medicamentos e evitar os fatores desencadeantes das crises de asma.
· Se você for um candidato à imunoterapia (vacinas anti-alérgicas)
· Se você tem asma grave persistente.
· Se você tem que usar corticosteróides orais ou altas doses de corticosteróides inalatórios
continuamente.
. Crianças com asma moderada ou grave, ou que começaram a usar medicamentos de controle de uso prolongado, também deverão ser encaminhadas a um especialista.

Tratando sua asma em parceria com o seu médico
Pessoas que cuidam ativamente de sua própria saúde tendem a ser mais saudáveis. Isto é especialmente verdadeiro para as pessoas com asma. Um relacionamento franco e a comunicação freqüente com o médico permitirá um ajuste do tratamento de acordo com suas necessidades individuais, propiciando um melhor controle da sua asma e do alcance das metas e expectativas traçadas no plano terapêutico inicial. Este plano deverá, quando necessário, envolver sua família, escola ou trabalho.

Lembre-se:

· Procure um diagnóstico preciso para sua doença, assim que for possível.
· Faça em conjunto com seu alergista um plano de ação diário por escrito para o controle dos seus sintomas de asma.
· Controle seu ambiente, evite os fatores desencadeantes conhecidos
· Siga o plano de medicação prescrito pelo seu médico. Comunique seu médico sobre possíveis
problemas relacionados aos medicamentos em uso.
· Monitore sua resposta ao tratamento.
· Comunique-se com seu médico

Fonte: Blog da Alergia - http://blogdalergia.blogspot.com/





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta