Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Frio e clima seco podem piorar alergia

O período de inverno se acompanha de baixas temperaturas, mudanças climáticas, o que pode influenciar pessoas alérgicas. O ar mais frio e a umidade ambiental aumentada favorecem um desenvolvimento maior de ácaros e fungos (mofos ou bolores). Além disso, outros fatores contribuem para a piora da alergia no inverno:

-Menor tempo ao ar livre e maior permanência em ambientes fechados. 
-Mudanças bruscas de tempo são mais comuns nesta fase. 
-Uso de edredons, cobertores e agasalhos guardados por longo tempo. 
-Maior incidência de viroses, gripes e resfriados. 
-O ar seco e frio é um fator irritante da mucosa respiratória. 

Contudo, alergia é doença do ano inteiro, ou seja, merece atenção permanente. No inverno, as crises tornam-se mais freqüentes, aumentando o incômodo de quem convive com o problema.   

Asma:  
A asma, também conhecida como bronquite asmática ou como bronquite alérgica, pode piorar no período do inverno. As crises se acompanham de falta de ar, cansaço, sensação de chiados no peito, secreção, tosse. É importante ressaltar que a asma existe mesmo quando a pessoa está bem, fora da crise e por isso, o tratamento deve ser mantido de forma permanente e contínua.   

Rinite:  
A Rinite alérgica é uma das doenças alérgicas mais comuns, acometendo cerca de 30% da nossa população. Os sintomas principais são: espirros, coriza, congestão nasal, acompanhadas de coceira insistente em nariz, olhos, ouvidos e garganta, podendo se confundir com gripes e resfriados. Parece uma doença simples, mas a repetição dos sintomas, em especial a obstrução nasal, pode prejudicar sobremaneira as atividades da pessoa, alterar o sono, provocando faltas ao trabalho e às aulas.   

Sinusite:   
A sinusite é uma das complicações mais comuns da rinite e se acompanham de inflamação nos seios da face e se manifesta com congestão nasal, sensação de pressão ou às vezes com dor na face ou na cabeça. A secreção nasal se modifica e toma aspecto catarral. A tosse, com piora à noite é um sintomas comum em crianças, mas que pode ocorrer também em adultos.   

Tosse:  
A tosse é um sintoma que pode acompanhar várias doenças, podendo ser seca ou se acompanhar de secreção, em geral de aspecto mucoso (esbranquiçada e grossa). Alergia também pode desencadear tosse, predominante no inverno, relacionada às mudanças bruscas de temperatura.   

Conjuntivite:   
Olhos coçando, avermelhados e inchados podem ser sinais de conjuntivite alérgica e piorar no inverno. A doença não é contagiosa, mas pode provocar muito incômodo.   

Cordas vocais:   
O período seco e frio do inverno pode agravar a inflamação alérgica e agredir as cordas vocais, ocasionando irritação na garganta e rouquidão, em especial naquelas pessoas que trabalham usando a voz, como por exemplo, professores, cantores, atores, operadores de telemarketing, entre outros.   

Alergias na Pele: 
Quando o frio chega sente-se na pele. É comum que fique ressecada, descamativa e sujeita a alergias. 

A pele fica mais ressecada no inverno, pois a camada de gordura fica prejudicada pela temperatura fria e pela ação dos ventos. Além disso, são comuns os banhos quentes e demorados, o que agrava o problema. 

As pessoas portadoras de doenças alérgicas, como a Dermatite Atópica, que normalmente já têm a pele mais ressecada sofrem mais neste período. O principal sintoma é a coceira, que pode se acompanhar de outras lesões, em especial na face, e nas dobras da pele, como região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços.     

Tratamento: 
O tratamento das manifestações alérgicas no inverno deve ser cuidadoso e englobar não apenas o uso de remédios. O ponto principal é a prevenção, através do controle ambiental e da imunoterapia. Por isso, recomenda-se:

- Limpar a casa diariamente, com pano úmido, evitando produtos de limpeza de odor ativo. 
- Abrir janelas e manter os ambientes bem ventilados, para que o ar circule e combata os germes. Em dias ensolarados este cuidado é ainda mais importante, já que o calor do sol diminui a umidade e impede o desenvolvimento de ácaros. 
- Encapar travesseiros e colchões e lavar capas a cada duas ou tres semanas. Lave lençóis e fronhas toda semana. - Substituir cobertores de lã por edredons. Lavar agasalhos e mantas antes do uso. 
- Não usar incensos, defumadores ou velas, em especial nos dormitórios. Não fumar e nem permitir que fumem junto aos alérgicos. - Beber líquidos durante o dia, em especial fora de refeições. 
- Lavar narinas com soro fisiológico evitando ressecamento da mucosa nasal. - Manter atividades físicas e caminhadas ao ar livre.  

Fonte: http://blogdalergia.blogspot.com/





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta