Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Corticóides para uso na pele

Corticoides ou corticosteroides são hormônios produzidas pelas glândulas suprarrenais, sendo o cortisol o mais importante. Estas substâncias são essenciais para a vida, regulando diversos sistemas, cardiovascular, metabólico, imunológico e homeostático. Têm propriedades anti-inflamatórias, sendo utilizados no tratamento de várias doenças que afetam a pele. Quando usados na forma de cremes, pomadas e loções, são chamados de corticoides tópicos cutâneos.

Existem diversos tipos de corticoides para uso na pele, com indicação de uso e potência diferentes. Além disso, podem ser utilizados em preparações variadas: solução, emulsão, creme, unguento ou pomada. A escolha depende do diagnóstico feito pelo médico, bem como da localização, características da lesão, idade do paciente, etc.

O grau de absorção pelo organismo é baixo. Alguns fatores podem influir na maior ou menor absorção do medicamento, como:

- Tipo específico de corticoide utilizado.

- Formulação do produto: pomadas por exemplo, têm maior potência do que cremes.

- Extensão da superfície cutânea que a ser aplicada.

- Local do corpo (face e locais de pele fina têm maior absorção, enquanto áreas grossas - sola pés, mãos tem menor absorção),

- Espessura da camada de creme aplicado

- Tipo de aplicação (direta ou com oclusão). Os principais efeitos colaterais ocorrem no local da aplicação: atrofia, afinamento da pele, acne, estrias e telangiectasias (vasos muito finos na superfície da pele). Outras reações podem ocorrer e até mesmo efeitos colaterais sistêmicos.

Fique atento:

- Cremes e pomadas são vendidos livremente nas farmácias, passando a ideia de que são inócuos. Cuidado! O mau uso aumenta a possibilidade de efeitos colaterais.

- Bebês e crianças têm pele sensível e poderão ter reações mais intensas que adultos. É fundamental que tenha acompanhamento médico na escolha do produto (princípio ativo), tempo de uso, dose e local de aplicação. Não se deve aplicar em grandes áreas e durante longos períodos de tempo.

- Mulheres gestantes podem utilizar sob rigoroso acompanhamento médico e avaliação do risco e benefício.

- Corticoides tópicos podem causar alergia em pessoas suscetíveis.  Solicite a orientação de um(a) alergista.

Fonte: https://blogdalergia.blogspot.com/2019/02/corticoides-topicos.html?fbclid=IwAR07RPcEuuldRN





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta