Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Quando coceira e vermelhidão escondem a urticária crônica espontânea

A urticária crônica espontânea, doença que atinge em torno de 1 milhão de brasileiros, provoca lesões vermelhas e com relevo na pele, além de muita coceira. Até por isso, é frequentemente confundida com diferentes tipos de alergia ? inclusive pelos profissionais de saúde, segundo uma pesquisa encomendada pela farmacêutica Novartis e conduzida pelo Instituto Ipsos Brasil.

O estudo, realizado em abril de 2019 com 183 pacientes, revela que 79% deles receberam o diagnóstico errado de uma alergia comum antes de finalmente descobrirem o motivo real da coceira e da vermelhidão.

"Isso ocorre porque, infelizmente, a maioria dos colegas não conhece o mecanismo exato da urticária. Eles acham que é uma reação alérgica a alguma coisa quando, em boa parte das vezes, não é", justifica o imunologista e alergista Luis Felipe Ensina, coordenador do Centro de Referência e Excelência em Urticária da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O especialista conta que existem vários tipos de urticária. Há as agudas, que de fato são reações alérgicas a uma substância aplicada na pele ou a um alimento ingerido, por exemplo. Os sintomas surgem e depois somem com tratamento após no máximo umas semanas.

Também temos as urticárias crônicas, cujos sintomas duram mais de seis semanas. Entre elas, há as desencadeadas por estímulos físicos, como frio, calor, luz do sol?

E é possível que o quadro não possua uma causa aparente ? essa é a tal urticária crônica espontânea. Para detectá-la, o médico precisa conhecer o histórico do indivíduo e realizar exames clínicos.

Independentemente da versão, as crises são caracterizadas por lesões vermelhas e elevadas na pele e muita coceira. "Cada crise aparece e desaparece em minutos ou horas sem deixar marca. Podem vir acompanhadas de inchaço na língua, nas pálpebras, nas orelhas e nas extremidades", complementa Luis Felipe Ensina.

A vida com urticária crônica espontânea

"Esse tipo é um problema autoimune. O próprio sistema imunológico reconhece moléculas e células da pele como estranhas e as ataca. Com isso, temos a liberação da histamina, que é a substância que provoca a irritação", esclarece o especialista.

A urticária crônica espontânea pode persistir de seis meses a cinco anos. Imagine como é conviver com a coceira todos os dias durante esse tempo 'o cenário fica ainda mais dramático se o diagnóstico e o tratamento não forem precisos.

"Sem remediar os sintomas, a pessoa chega ao ponto de não dormir direito, nem de se concentrar no trabalho e nas atividades sociais", alerta Ensina. Aliás, aquela pesquisa do Instituto Ipsos Brasil mostra que 80% dos entrevistados já deixaram de ir ao serviço por causa da doença.

"O aspecto das lesões interfere no bem-estar. Os portadores têm vergonha de sair de casa ou sentem medo por não saberem quando vão ter as crises", alega o expert. Segundo o levantamento, 56% dos pacientes relataram sofrer preconceito.

"Eles acabam se isolando e desenvolvendo ansiedade ou um monte de outros problemas psicológicos", afirma Ensina. Não à toa, 58% dos respondentes do estudo tiveram indícios de depressão ou outro transtorno mental.

É possível ter qualidade de vida

Quando tratada da forma correta, dá para conviver com a chateação. "Do mesmo jeito que começa, a urticária um dia vai embora. Então, o que fazemos é controlar os sintomas. Esse é objetivo do tratamento", relata Ensina.

O imunologista explica que há uma sequência lógica de medicamentos a serem empregados para cada caso. Quando um remédio falha ou não surte o efeito desejado, é substituído por outro.

Tudo começa com os anti-histamínicos. A dose pode ser aumentada de acordo com a evolução do paciente.

Se não houver melhora, dá para recorrer a um tratamento moderno batizado de omalizumabe. É um imunobiológico que controla a doença em 85% das vezes. Quem ainda assim não observar um alívio considerável pode ser medicado com a ciclosporina (um imunossupressor).

"A pessoa terá uma vida absolutamente normal até que um dia não irá mais precisar dos medicamentos", conclui o médico.

Portanto, se coceira e vermelhidão surgirem na pele ? e especialmente se durarem mais de seis semanas ?, procure um alergista e não deixe de relatar essa informação. Ela é crucial para o diagnóstico e o tratamento corretos

Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/quando-coceira-e-vermelhidao-escondem-a-urticaria-cron





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta