Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Ar condicionado e alergia

O Brasil enfrenta um período de grande calor e, convenhamos, não dá para fugir do ar refrigerado, no trabalho, bancos, empresas, shoppings, sem contar nos carros, ônibus, e, por que não? Em casa! Aí surge a dúvida: alérgicos podem permanecer em ambientes refrigerados? A resposta é sim, mas é bom conhecer dicas para uma convivência saudável com o aparelho.


Não pretendemos esgotar o tema, mas sim fazer algumas considerações:


- O aparelho de ar condicionado, para obter o resfriamento ambiental, tende a ressecar o ar. O ar mais frio e mais seco pode afetar o trabalho e a sensibilidade nasal, ocasionando sintomas.


- Algumas pessoas portadoras de asma e rinite pioram sintomas em ambientes refrigerados.


- O ambiente fechado e condicionado propicia condições para transmissão de viroses, gripes e resfriados, que por sua vez constituem fatores agravantes da asma e da rinite alérgica.


- O ar condicionado central pode se associar à proliferação de fungos e bactérias no seu interior, quando não devidamente limpo periodicamente o que pode causar doenças graves, como pneumonias. Fungos podem causar ou agravar quadros alérgicos.


- Ambientes refrigerados não devem acumular poluentes. Não devem ser acarpetados e devem ser livres da fumaça de cigarro. O ideal é abrir diariamente as janelas por um período, em especial nos momentos de pintura, ou no caso de utilizar produtos com odor ativo.


- Ambientes de trabalho devem receber atenção especial já que as pessoas permanecem por longas horas no mesmo local. A ANVISA publicou em 2000 a resolução 176 de 24/10/00, estabelecendo normas para padrões de qualidade do ar interior, que devem ser seguidas.


Existe também os 10 mandamentos para o alérgico viver hamoniosamente com o ar-condicionado:

1. Mantenha a asma e a rinite sob controle. Assim enfrentará melhor os fatores que podem irritar as vias respiratórias, como é o caso do ar condicionado.
 
2. Utilize o aparelho graduado entre 18 e 27ºC. Mas, se não tem jeito e a temperatura é muito baixa, deixe um agasalho no trabalho e use durante sua permanência no ambiente refrigerado.
 
3. Lave as narinas com soro fisiológico, durante o dia.
 
4. Coloque uma vasilha com água no ambiente para diminuir o ressecamento .
 
5. Não permita o fumo em ambientes refrigerados.
 
6. Ambientes fechados devem ser mantidos limpos e arejados. O ideal é que não tenham carpetes, estofados, livros em excesso, para facilitar a limpeza.
 
7. O filtro do deve ser lavado semanalmente e a manutenção realizada conforme a instrução do aparelho. Os dutos do sistema de ar central devem receber limpeza adequada e especializada.
 
8. Limpe a casa ou o escritório diariamente, utilizando pano úmido. Sendo possível, abra as janelas e persianas por períodos durante o dia para receber luz do sol e ar puro.
 
9. Não tome banhos quentes e demorados: prefira os banhos mornos ou frios. Use um hidratante após o banho.
 
10. Tenha vida saudável: alimente-se bem, beba líquidos durante o dia, pratique atividade física.


Fonte: Blog da Alergia - http://blogdalergia.blogspot.com/#uds-search-results





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta