Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Manchas vermelhas e brancas por toda a pele: problema pode indicar estresse

Coceira, ressecamento e manchas brancas, vermelhas e roxas na pele. Esses podem ser sintomas causados pelo estresse. Isso ocorre devido à liberação de hormônios que provocam alteração no sistema imunológico de cada indivíduo. Quando a imunidade cai, aparecem sinais na epiderme.

Em alguns casos, os sintomas podem desaparecer depois de procurar um médico e seguir um tratamento específico ou simplesmente após a diminuição do estresse. Em indivíduos que sofrem com doenças autoimunes, por exemplo, passar por situações de nervoso extremo pode piorar ainda mais os sintomas. 

Estresse provoca doença autoimune? 

De acordo com os especialistas, não. As doenças, na grande maioria dos casos, têm cunho genético e podem piorar com o estresse. Ele é considerado um gatilho e não a causa. 


Vitiligo 

O vitiligo é uma doença crônica autoimune e ainda tem suas causas desconhecidas. Ela pode ser genética e neuronal. O indivíduo pode ter uma piora do quadro quando está passando por algum momento crítico e de muito nervosismo. Psoríase É uma doença inflamatória e crônica. Os sintomas mais comuns são manchas vermelhas que descamam e aparecem principalmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas, mas podem acometer outras partes do corpo. Assim como o vitiligo, os sinais podem aumentar durante períodos de estresse, mas não é a causa exclusiva.

Dermatite atópica 

O problema é um dos tipos mais comuns de alergia cutânea e é de cunho genético. Os sintomas mais comuns são pele seca, crostas e vermelhidão ou inflamação na derme. A principal característica da condição é a falta de hidratação cutânea. Em situações de estresse, os sintomas podem se agravar. 

Mudanças de hábitos melhoram o estresse e a pele 

Passar por situações de extremo nervosismo podem fazer com que urticárias, manchas brancas e até roxas apareçam no corpo. Nessa situação, o problema está relacionado com a baixa imunidade e o indivíduo deve ficar atento ao ambiente externo.

A pessoa deve procurar ajuda de um terapeuta para entender o que pode estar provocando esse nervosismo e também optar pela mudança de hábitos. Dormir bem, se alimentar de maneira adequada e praticar exercícios podem diminuir o estresse e melhor a imunidade. 

Outro cuidado indicado, principalmente para quem já sofre com doenças relacionas à pele, é evitar o uso de cosméticos com cheiros fortes ou com componentes de procedência duvidosa. Além disso, é muito importante deixar a pele hidratada e limpa.

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/02/15/manchas-roxas-e-brancas-por-tod





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta