Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Sinais de alergia ao medicamento e o que fazer

Os sinais e sintomas de alergia a um medicamento podem surgir imediatamente após tomar uma injeção ou inalar o remédio, ou até 1 hora depois de tomar um comprimido.

Alguns dos sinais de alerta são o surgimento de vermelhidão e inchaço nos olhos e inchaço da língua, que pode impedir a passagem do ar. Se houver essa suspeita, deve-se chamar uma ambulância ou levar a vítima para o pronto-socorro o mais rápido possível. 

Alguns medicamentos como ibuprofeno, penicilina, antibióticos, barbitúricos, anticonvulsivantes e até a insulina têm um risco muito elevado de causar alergia, especialmente em pessoas que já demonstraram hipersensibilidade a estas substâncias. No entanto, a alergia também pode surgir mesmo quando a pessoa já tomou o remédio antes e nunca provocou qualquer tipo de reação. 

Veja os remédios que geralmente causam alergia medicamentosa:

Sinais menos graves

- Coceira e vermelhidão numa região da pele ou em todo o corpo;

- Febre acima de 38ºC;

- Sensação de nariz escorrendo;

- Olhos vermelhos, lacrimejando e inchados;

- Dificuldade para abrir os olhos.

O que fazer:

Se estes sintomas estiverem presentes, pode-se tomar um anti-histamínico, como a hidroxizina em comprimido, por exemplo, mas só se a pessoa tiver a certeza que não é alérgica também a este medicamento. Quando os olhos estão vermelhos e inchados, pode-se colocar uma compressa de soro fisiológico gelado na região, que ajuda a diminuir o inchaço e o desconforto. Se não houver sinais de melhora em 1 hora ou se entretanto surgirem sintomas mais graves, deve-se ir ao pronto-socorro. 

Sinais mais graves

A alergia provocada por medicamentos também pode levar ao surgimento de anafilaxia, que é uma reação alérgica grave que pode colocar em risco a vida do paciente, que pode apresentar sintomas como:

- Inchaço da língua ou da garganta;
- Dificuldade para respirar;
- Tonturas;
- Sensação de desmaio; 
- Confusão mental;
- Náuseas;
- Diarreia;
- Aumento dos batimentos cardíacos.

O que fazer:

Nestes casos, deve-se chamar uma ambulância ou levar a pessoa imediatamente para o hospital, porque ela corre risco de vida. Ainda na ambulância, podem ser iniciados os primeiros socorros com a administração de anti-histamínicos, corticoides ou remédios broncodilatadores, para facilitar a respiração.

Já no caso de uma reação anafilática, pode ser necessário administrar uma injeção de adrenalina e o paciente deve ficar internado durante algumas horas para que os seus sinais vitais sejam avaliados constantemente, evitando complicações. Geralmente não é necessário ficar internado no hospital e o paciente tem alta assim que os sintomas desaparecerem.

Saiba quais são os Primeiros socorros para choque anafilático

É possível evitar essa alergia?

A única forma de evitar uma alergia a um determinado medicamento consiste em não utilizar esse medicamento. Assim, caso a pessoa tenha desenvolvido anteriormente sintomas de alergia após usar um determinado medicamento ou saiba que é alérgico, é importante avisar médicos, enfermeiros e dentistas antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, de forma a evitar complicações.

Fazer-se acompanhar da informação de que possui alergia a algum medicamento é uma boa forma de a pessoa se proteger, como utilizar sempre uma pulseira com o tipo de alergia, indicando os nomes de cada medicamento.

Como saber se tenho alergia a algum medicamento

O diagnóstico da alergia a um determinado medicamento, geralmente é feito através da observação do historial clínico e dos sintomas desenvolvidos após o uso.

Além disso, o médico pode pedir um teste de alergia que consiste em aplicar uma gota do medicamento na pele e observar a reação. Porém, em alguns casos, o risco de fazer o teste é muito elevado e, por isso, o médico pode diagnosticar a alergia apenas com base no historial do paciente, especialmente quando existem outros remédios que podem substituir esse medicamento. 

Fonte: https://www.tuasaude.com/como-saber-se-estou-com-alergia-ao-medicamento/





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta