Muitas doenças respiratórias desencadeiam sintomas semelhantes, mas é preciso ficar atento às características de cada uma para um diagnóstico assertivo
Os sintomas do novo coronavírus são diversos e podem fazer com que a infecção pelo vírus seja confundida com diversas outras doenças, entre elas gripes, resfriados e até mesmo alergias respiratórias. Algumas características observadas pelo paciente podem auxiliar a distinguir e facilitar o diagnóstico.
No caso da covid-19, a maioria dos infectados apresentam febre, seguida por tosse e acompanhada de dores no corpo. Essa ordem pode ser o um indicativo, que diferencia a infecção de uma gripe comum. O paciente com gripe sazonal apresenta primeiramente tosse e depois a febre.
As alergias respiratórias (rinite) caracterizadas pelo aparecimento de espirros, entupimento nasal e coriza, também podem confundir o surgimento de outras doenças, como o coronavírus, que possuem sintomas em comum.
Alergia ou Coronavírus?
Falta de ar é outro sintoma comumente confundido em paciente com suspeita de covid, pois aparece em ambas as situações, mas no caso do paciente infectado com a covid, ela vem acompanhada de febre, o que não acontece no paciente com crise alérgica.
O paciente que já apresenta um quadro alérgico deve ficar sempre atento a esses sinais e é imprescindível continuar a rotina de tratamento das alergias.
Para quem nunca apresentou uma crise alérgica e se deparou com esses sinais, é importante verificar se há algum novo elemento na sua rotina que desencadeou um episódio de falta de ar ou espirros, como mudança climática ou exposição à poeira, por exemplo. Se há alguma dúvida sobre a causa, e claro, a persistência desses sintomas, o mais recomendável é sempre buscar ajuda médica.
Fonte: https://portaldacidade.co/c979a28504