Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Higienização de ar-condicionado previne infecção respiratória

Tem dias que são tão quentes que só mesmo um ar-condicionado para deixar a temperatura agradável. No verão, este aparelho, que ficou boa parte do ano desligado – em casa, no carro ou no trabalho – passa a ser usado todos os dias, impondo aos nossos pulmões um ambiente muitas vezes agressivo.

Higienização de ar-condicionado previne infecção respiratória

O resfriamento provocado pelo aparelho de ar-condicionado deixa o ar mais frio e mais seco, diminuindo naturalmente as defesas do aparelho respiratório.

Ar frio e seco X defesas do organismo

A higienização e a manutenção adequadas são importantíssimas para manter o ambiente saudável

Os brônquios – que produzem o muco pulmonar e estão presentes dentro dos pulmões – contêm cílios que se movimentam 24 horas por dia, independente da respiração. Estes cílios são responsáveis por expulsar do pulmão poeira e partículas que podem ser prejudiciais ao nosso corpo.

Nesse processo contínuo de proteção, o ar-condicionado é considerado um vilão: com o ar seco, o muco fica ressecado e pode grudar nas paredes do pulmão; com o frio, os cílios perdem sua mobilidade e afetam a defesa do organismo.

Outro risco com o aumento brusco da utilização do ar-condicionado no verão são as infecções respiratórias. Se os tubos do aparelho – ou do sistema de ar-condicionado de uma empresa – estiverem contaminados por bactérias e fungos (o que é bastante comum), por exemplo, ao inalar esses micro-organismos o ser humano aumenta suas chances de contaminação infecciosa.

"Não é que as pessoas devam deixar de usar aparelhos de ar-condicionado no calor excessivo, mas a higienização e a manutenção adequadas são importantíssimas para manter o ambiente saudável", explica o pneumologista do Einstein, Dr. Arthur Rothman.

Portadores de doenças pulmonares e respiratórias, alérgicas e crônicas, são mais sensíveis às alterações que o ar-condicionado provoca no organismo, e precisam ficar ainda mais atentos à higienização do aparelho.

Não existe diferença entre o ar-condicionado de casa, o do trabalho ou o do carro. "A recomendação é descobrir de quanto em quanto tempo cada aparelho precisa de manutenção", afirma o médico.

Os interessados em conhecer a legislação sobre manutenção de aparelhos de ar-condicionado em ambientes climatizados podem clicar aqui e ler a portaria do Ministério da Saúde sobre o assunto.

Fonte:Hospital Albert Einstein

Link: http://www.einstein.br/espaco-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/higienizacao-de-ar-condicionado-previne-infeccao-respiratoria.aspx





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta