Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Alergia Ocular

O olho pode ser acometido por processos alérgicos, caracterizados por uma atuação excessiva do sistema imunológico que acaba prejudicando o próprio organismo. O processo varia desde quadros leves, com poucos sintomas, até quadros graves, com muita coceira e sensibilidade à luz.

O que o paciente sente: coceira nos olhos, lacrimejamento, fotofobia (luz incomodando).

Adultos e crianças podem apresentar alergia ocular e existem diferentes tipos de alergia, alguns são causados por substancias especificas como creme de proteção solar ou maquiagem e outros causados por substancias presentes no ambiente como pólem, ácaros, etc.

O ideal é diminuir o contato dos pacientes com alérgenos, que são substâncias do ambiente ou dos alimentos que aumentam as crises de alergia – pó, pêlo de animais domésticos, ácaro e alguns tipo de alimentos podem funcionar como alérgenos para estes pacientes. Desta maneira devemos adotar medidas de higiene ambiental, retirando tapetes, cortinas e animais domésticos do contato com a criança ou pessoa alérgica.

No tratamento utilizamos compressas frias (sobre os olhos fechados) para diminuir a coceira e, se não for suficiente, utilizados colírios especiais. Nestes casos o médico oftalmologista deve acompanhar o caso para evitar e tratar as possíveis complicações. Existem muitos tipos de colírios para o tratamento da alergia e alguns deles como os corticóides só devem ser receitados por um médico porque seu uso incorreto pode levar à cegueira.

Em alguns casos é necessário utilizar corticóide sistêmico (tomado por via oral) para controlar a alergia ocular. Como complicação estes pacientes podem apresentar úlceras na córnea.

Alergia ainda não tem cura, mas tem controle e, no caso das crianças, costuma melhorar após a puberdade (durante a adolescência). Muitas vezes os pais ficam desesperados e costumar procurar tratamentos alternativos sem eficácia cientifica. Infelizmente não existe evidencia que homeopatia ou vacinas funcionem nestes casos.

Artigo escrito pela equipe da Clínica Belfort. Proibida reprodução parcial ou total sem autorização. Este artigo contém apenas informações gerais sobre doenças oculares. Este texto não substitui a avaliação por oftalmologista.

Link: http://www.clinicabelfort.com.br/pt/sua-saude/doencas/alergia-ocular/





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta