Um estudo fornece evidências de que a resposta do sistema imunológico às alergias pode reduzir o risco de se desenvolver tumores cerebrais letais.
Pessoas com níveis sanguíneos elevados de imunoglobulina E (IgE), os anticorpos que executam a resposta imunológica do corpo contra os alérgenos, são significativamente menos propensas a desenvolver gliomas e aquelas que os desenvolveram sobreviveram mais do que as pessoas com níveis clinicamente normais de IgE.
"Estes resultados sugerem que há algo diferente com a resposta imunológica às células tumorais nas pessoas com alergias. Em termos de lutar contra o câncer e de prevenir o seu crescimento, as pessoas que têm alergias podem estar protegidas. Elas podem ser mais capazes de lutar contra o cancro", disse a professora de epidemiologia da Brown University, Dominique Michaud.
O estudo empregou uma metodologia que endereça-se a perguntas feitas em estudos anteriores que também relataram associações semelhantes entre a IgE ou sintomas de alergia e os tumores cerebrais. Em vez de pedir às pessoas que tenham sido ou não diagnosticadas com tumores cerebrais que descrevam o seu histórico de alergias ou que façam testes de IgE, o estudo mergulhou em registos detalhados de dezenas de milhares de pessoas que participaram em quatro outros estudos.
Tal análise 'prospectiva' das amostras recolhidas dos pacientes antes de eles terem sido diagnosticados ou tratados por tumores cerebrais permitiu que os investigadores medissem a associação entre a IgE e o risco de cancro cerebral sem medo de que os níveis de IgE tivessem sido afetados pelo curso da doença e pelos tratamentos.
"Este é realmente o primeiro estudo a observar os níveis totais de IgE recolhidos antes da doença. Isso é importante para que consigamos determinar se este é um efeito causal", disse Michaud.
Embora o conjunto de pacientes nos quatro estudos tenha sido grande, o número real de casos relevantes era pequeno. Somente 169 pessoas com plasma armazenado desenvolveram tumores cerebrais posteriormente. Elas foram comparadas a 520 indivíduos do grupo controle (pessoas semelhantes que não desenvolveram tumores). Os pequenos números embotaram alguns dos resultados do estudo.
Finalmente, Michaud disse, ao fortalecer a evidência de que a resposta imunológica alérgica pode afetar os tumores, o estudo pode encorajar os pesquisadores do câncer a focarem-se nos mecanismos biológicos subjacentes a esta associação e fornecer revelações sobre a doença e o tratamento.
Link: http://www.pop.eu.com/news/5663/26/Resposta-do-sistema-imune-a-alergias-reduz-risco-de-tumores-cerebrais.html