A urticária é uma reação provocada na pele que pode ser de origem alérgica ou não. Suas principais características são placas inchadas e avermelhadas de diferentes formas e tamanhos que se formam na pele e prurido (coceira). Pode ser originada pela ingestão de alimentos, medicamentos, infecções, picada de insetos, inalantes, agentes físicos (clima, luz, pressão), fatores emocionais e outros.
A urticária pode ser classificada como:
Aguda: Quando é mais intensa e de curta duração. Desaparece facilmente e surge em novos lugares.
Crônica: Quando é menos intensa e de longa duração. Desaparece mais lentamente e apresenta placas menores. Pode provocar fadiga, isolamento social, insônia, perda de energia e dificuldades emocionais e sexuais.
Emocional: Supõe-se que aparece em momentos de tensão, estresse, tristeza e outros que melhoram durante um período e reaparecem em novas tensões.
Edema de Quincke: É a forma mais intensa e perigosa, se caracteriza pelo inchaço principalmente do rosto destacando os lábios e as pálpebras, podendo também inchar a laringe e provocar asfixia.
Tratamento
O tratamento consiste na ingestão de antialérgicos, medicações tópicas para amenizar o prurido na pele e em casos graves são utilizados medicamentos de combate mais rápido, como os corticosteróides.
Prevenção
Para prevenir a urticária é importante verificar os agentes que a acionam e evitá-los. Algumas pessoas utilizam banhos de aveia e soluções antipruriticas ou banhos desintoxicantes para aliviar as coceiras.
Referência: http://www.mundoeducacao.com.br