A alergia alimentar é uma forma de defesa do sistema imunológico que reage a alguns alimentos causando manifestações diversas, isso acontece devido à liberação de histamina e outras substâncias na circulação.
A maioria dos alimentos pode provocar uma reação alérgica, porém esse potencial pode ser destruído com o cozimento dos mesmos e ação do ácido digestivo e das enzimas.
Os alimentos mais comuns responsáveis pelas alergias alimentares são os moluscos e morangos. Ouros alimentos que freqüentemente causam alergia são: chocolate, azeitona, soja, milho, fermento de pão.
As manifestações são mais freqüentes na pele, mucosas respiratória e digestiva, órgãos dos sentidos. Na pele, aparece inchaço, coceira, transpiração. Nos olhos podem ser observados vermelhidão, lacrimejamento, coceira e inchaço. São observados também espirro, coriza, obstrução nasal, azia, inchaço e dificuldade de movimento.
A alergia alimentar pode estar relacionada com a hereditariedade, exposição ao alimento e fatores ambientais que podem acentuar os sintomas.
Existem vários medicamentos antialérgicos, em forma de pomadas, comprimidos ou injetáveis.
O tratamento primeiramente consiste na identificação das substâncias causadoras dos sintomas. Uma vez identificadas, essas devem ser eliminadas da dieta durante um período de uma a duas semanas. Caso a nova dieta seja insuficiente é indicada a terapêutica farmacológica, que consiste em: bloquear o efeito prejudicial da histamina ou impedir os mastócitos de libertarem histamina a outros mediadores.
Link: http://www.mundoeducacao.com.br