Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Água pode causar alergia

Inúmeras pessoas reclamam de uma incômoda coceira após o banho e muitas pensam que a culpa é da água, o que não deixa de ser meia verdade.


Segundo a médica Maria de Fátima Marcelos Fernandes, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, há casos de alergia a água sim, mas são entre 20 ou 30, no máximo, deste tipo registrados em todo o mundo pela medicina, já que alergia à água é extremamente rara.

A sensação incômoda é causada não pela água, mas sim pela temperatura e pelo tempo em que a pessoa fica exposta à água quente. Se o contato da água com o corpo for muito prolongado e efetuar várias aplicações de sabonetes é natural a coceira pós-banho. Os xampus também podem ocasionar a coceira devido aos seus componentes da fórmula.

As pessoas com idade mais avançada possuem uma sensibilidade maior, porque a pele também vai envelhecendo, vai perdendo um pouco de sua hidratação aumentando a sensibilidade a substâncias presentes nos sabonetes e xampus.

A pele seca apresenta maior possibilidade de sentir coceira depois do banho, o que não significa problemas dermatológicos ou alergias. É uma reação própria, bastante comum em pessoas com a pele seca, explica Maria de Fátima Fernandes.

O ideal, afirma a médica, é um banho relativamente rápido, em torno de dez a quinze minutos, com a água em uma temperatura moderada, sem estar exageradamente quente e para as pessoas que apresentam coceira, um banho por dia, independente da estação, se inverno ou verão, é o suficiente.

Outra dica da alergista é hidratar a pele imediatamente ao banho. ?O ideal é aplicar um hidratante indicado por um profissional de saúde, assim a compsição do produto será adequada ao tipo de pele de cada um e não correrá o risco de uma alergia?, conclui a diretora da Associação.

Fonte: Corpo Saun





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta