Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Alergia física

A alergia física é uma doença em que os sintomas alérgicos aparecem como resposta a um estímulo físico, como o frio, a luz solar, o calor ou uma lesão pouco importante.


O ardor, as manchas na pele e a urticária são os sintomas mais comuns da alergia física. Em algumas pessoas, as vias respiratórias que chegam aos pulmões apertam-se e torna-se então difícil respirar. Uma reacção forte à luz solar (fotossensibilidade) pode causar urticária e manchas inabituais na pele. (Ver secção 18, capítulo 205) A fotossensibilidade também pode provir do uso simultâneo de vários medicamentos ou substâncias aplicadas na pele.

As pessoas especialmente sensíveis ao calor podem contrair uma doença chamada urticária colinérgica: pequenas zonas de urticária que picam intensamente, rodeadas por um anel de pele avermelhada. A urticária colinérgica também surge em virtude do exercício físico, do stress emocional ou de qualquer outra actividade que provoque sudação. As pessoas particularmente sensíveis ao frio podem apresentar urticária, inflamação da pele, asma, rinorreia e congestão nasal quando se expõem ao frio.

TRATAMENTO

A melhor forma de enfrentar uma alergia física é preveni-la, evitando o que tende a causá-la. As pessoas que apresentam sintomas alérgicos deveriam deixar de usar cosméticos e cremes para a pele, loções e óleos durante algum tempo, com o objectivo de comprovar se uma dessas substâncias está a agravara alergia.

Anti-histamínicos como a difenhidramina, a ciproheptadina ou a hidroxizina costumam aliviar o ardor. A ciproheptadina tende a actuar melhor em casos de urticária provocada pelo frio e a hidroxizina na urticária causada pelo stress.

As pessoas muito sensíveis à luz solar deverão usar cremes protectores e evitar ao máximo a exposição ao sol.

Fonte: MSD





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta