Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

O que é dermatose

Dermatose é um conjunto de doenças da pele, caracterizada por manifestações alérgicas persistentes, cujos sintomas de uma forma geral, são formação de bolhas, coceiras, inflamações e escamação da pele.

As causas da dermatose ainda são controversas, podendo ocorrer por:

-Intoxicações alimentares através do ovo, laticínios e frutas cítricas;

-Deficiências dos rins, fígado, intestinos ou da própria pele;

-Exposição a produtos químicos nocivos à saúde;

-Em consequência de outras doenças como Asma e Rinite Alérgica;

-Tendência hereditária;

-Disfunção do sistema imunológico;

-Contato com lã, sabões ou detergentes;

-Temperaturas extremas.

Para diminuir a ocorrência das crises deve-se evitar os agentes que causam irritação, hidratar a pele com frequência, evitar transpiração excessiva, tomar banho com água morna ou fria, reduzir situações de estresse, usar luvas de algodão para trabalhos domésticos e evitar vestir roupas de tecidos sintéticos.

DERMATOSE CINZENTA

Dermatose cinzenta é uma doença de pele de causa desconhecida, que não sofre influência de fatores climáticos, raciais, alimentares ou relacionados ao trabalho. Possui um caráter crônico, caracterizada pelo surgimento de lesões que disseminam na pele, de cor acinzentada com borda avermelhada e fina, às vezes, discretamente elevada. As lesões surgem de forma súbita, por surtos, sem sintomas prévios, algumas vezes acompanhadas por coceiras. Normalmente, esse tipo de dermatose deixa manchas permanentes na pele e até o momento, nenhuma forma de tratamento mostrou-se eficaz.

DERMATOSE PALMOPLANTAR JUVENIL

Dermatose palmoplantar juvenil é um tipo de dermatose que se localiza geralmente nas plantas dos pés, especialmente nos calcanhares e nos dedões dos dois pés. É caracterizada por vermelhidão, excesso de produção de queratina e pele rachada com um aspecto brilhante. Os sintomas pioram no inverno, podendo as rachaduras profundas causar dores e sangrar de vez em quando. A principal causa é o uso de sapatos e meias úmidas ou excesso de contato com água.

DERMATOSE DE CONTATO

Dermatose de contato são processos inflamatórios da pele causados por agentes físicos e químicos, que geram desconforto, dor, coceira, queimação e reações psicossomáticas. Inicialmente limita-se à zona de contacto com o agente causador, mas depois pode espalhar-se. É mais frequente nas mãos como acontece nas donas de casa, em algumas profissões que exijam contato e exposição direta a produtos mais agressivos à pele. Também pode acontecer nos lóbulos das orelhas ou na face anterior do pulso, por alergia ao níquel contido na fivela do relógio. Em muitos casos, o contato também pode ser através do ar, como acontece com os pólens e perfumes.

DERMATOSE E DERMATITE SÃO A MESMA COISA?

Dermatose e dermatite não são necessariamente a mesma coisa, apesar de serem frequentemente confundidos. A Dermatose é um termo mais amplo utilizado para designar as doenças de pele que são classificadas em Psoríase, Eczema, Acne, Urticária, dentre outras. A dermatite ou dermite, significa exclusivamente inflamação da pele.





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta