Pessoas com alergias sazonais enfrentam diferentes desafios em cada período do ano. Quais problemas os alérgenos específicos de cada época trazem para você? Veja a seguir as alergias mais comuns de cada estação:
Você sabe que a primavera está chegando por causa dos seus espirros, coceira no nariz, olhos vermelhos e lacrimejantes? Para quem é alérgico à grama ou polens, a primavera pode trazer ou piorar esses sintomas. É nessa época que se inicia um novo ciclo de vida para gramados, flores e árvores. Infelizmente, esse despertar da natureza lança no ar grande quantidade de grãos de polens, os quais são substâncias com grande potencial para desencadear reações alérgicas. Polens e fungos, no entanto, podem ser evitados. Veja como isso é possível no canal plantas e jardins.
Verão é sinônimo de passeio ao ar livre? Se você é alérgico a pólen ou à picada de insetos, deve pensar duas vezes antes de inventar um piquenique no campo. Se o passeio for irresistível, lembre-se que os insetos podem ser atraídos por perfumes e roupas coloridas. Assim, procure usar roupas claras e aplicar uma loção repelente quando caminhar por um parque ou mexer no jardim. Afinal, as reações de pessoas alérgicas a picadas de insetos podem ser muito sérias. Veja no canal Tipos de alergia o que você fazer caso seja picado por insetos.
No outono, o perigo está em alguns polens que ainda estão sendo lançados no ar e na proliferação de fungos, facilitada pelas folhas que caem e forram o chão. Além disso, o clima fica propício para que os fungos também apareçam dentro de casa. Tome cuidado redobrado para eliminar a umidade, seja no banheiro, na cozinha ou na lavanderia. Ao evitar os fungos dentro e fora de casa, você está contribuindo para que seu outono tenha muito mais prazer do que espirros.
No inverno, passamos mais tempo dentro de casa, onde ficamos em contato com vários alérgenos. Por isso, além de continuar a luta contra os fungos iniciada no outono, redobre o trabalho para eliminar ácaros e alérgenos animais. Assim como acontece nas demais estações, o melhor que se tem a fazer é evitar as substâncias que causam os sintomas e seguir as orientações do seu médico.
Depois, o ciclo recomeça com a primavera
Esses exemplos são bem comuns, mas poucas pessoas são afetadas por todos esses alérgenos durante o ano. A maioria das pessoas sensíveis a alérgenos sazonais (polens e alguns fungos) só apresenta sintomas alérgicos durante poucas semanas. No resto do ano estão livre de manifestações.
Fonte: Tratando Alergia