Alérgenos Intradomiciliares: A poeira intradomiciliar é composta de ácaros e suas fezes, fibras vegetais, epitélios de animais, fungos, restos de insetos, restos alimentares e partículas inorgânicas do meio ambiente. De todos os componentes, os provenientes dos ácaros constituem os mais importantes
Ácaros: Os ácaros são artrópodes microscópicos medindo cerca de 0,1 a 0,3 mm, que se nutrem da pele descamada, de suas próprias fezes, fungos e outras substancias ricas em proteínas. Podem ser divididos em ácaros da poeira domiciliar e ácaros de estocagem. No Brasil os mais conhecidos são: Dermatofagoides farinae, Dermatofagoides pteronyssinus e Blomia tropicalis. Os ácaros estão presentes em reservatórios como colchões, travesseiros, sofás, tapetes, carpetes e cortinas, em locais úmidos e escuros.
Alérgenos de animais domésticos: Envolvem pêlos, saliva, urina, penas e epitélio descamado. Os epitélios de animais desempenham um papel importante no desencadeamento das crises de asma. O alérgeno principal do gato está presente nas glândulas sebáceas e salivares do animal e é abundante em carpetes, colchões e mobília.
Após a retirada do gato do ambiente, os níveis de alérgenos tendem a permanecer altos por um período longo de até 6 meses, podendo levar anos para seu desaparecimento completo.Os alérgenos do cão podem estar presentes em níveis até 100 vezes mais altos nas residências onde existam esses animais.Os ramsters e outros roedores também podem causar alergias, além de outros animais como os cavalos, vacas, cabras e coelhos.
Baratas: São importantes agentes de sensibilização em áreas urbanas, e áreas onde há maciça infestação pelo inseto. Dois tipos são mais freqüentes em provocar sensibilização: Blatella germânica e Periplaneta americana.
Fungos: Estão presentes no domicílio, em locais com umidade elevada, mal ventilados e quentes.
Pólens: Estão implicados nas doenças alérgicas, principalmente em países onde as estações climáticas são bem definidas. No Brasil, há maior prevalência na região Sul, onde a estação polínica é mais bem definida.
Poluentes extra domiciliares: A poluição, relacionada a agentes produzidos pelas indústrias e à queima de combustíveis derivados do petróleo, como dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, partículas ácidas, o ozônio, os nitratos e o gás carbônico, parece contribuir para a piora das alergias respiratórias, principalmente nos pacientes asmáticos.
Poluentes intra domiciliares: Os principais poluentes intra domiciliares são o cigarro e produtos de odores fortes (talcos, perfumes, produtos de limpeza. A queima do cigarro produz cerca de 4500 compostos. É extremamente irritante para via respiratória e aumenta o risco de asma em crianças, principalmente nos primeiros dois anos de vida.
Fonte: Immuni