O que é:
A urticária é uma reação alérgica na pele que se manifesta através de sintomas como manchas avermelhadas. Essas manchas coçam e, geralmente, ficam mais inchadas. Esta é uma reação alérgica que, normalmente, é passageira, mas que em quase metade dos indivíduos pode tornar-se crônica e perdurar por toda a vida. E, por isso, nem sempre a urticária tem cura.
Causas da urticária
-A urticária pode ser causada por diversos fatores, tais como:
-Picada de abelha;
-Alergia ao tecido da roupa;
-Inseticida;
-Corantes ou conservantes alimentícios
-Estresse
-Pólen -Látex
-Suor
-Sol ou frio extremo
-Alimentos como amendoim, ovo, frutos do mar
-Medicamentos
-Infecções
-Produtos de limpeza, produtos tóxicos ou plantas tóxicas
Essa reação alérgica pode durar de alguns minutos a até alguns dias, dependendo da exposição a que o indivíduo foi submetido.
Os sintomas da urticária são:
-Manchas avermelhadas na pele ou no couro cabeludo que ficam inchadas, coçam, com bordas bem definidas e que, por vezes, podem "queimar".
-Inchaço dos lábios
Elas podem estar localizadas numa determinada região ou espalhadas por todo o corpo, dependendo do que a originou. Se a urticária for grave pode haver inchaço da garganta, impossibilitando a respiração, processo cientificamente conhecido por edema de glote, resultante de um choque anafilático ou anafilaxia.
Diagnóstico da urticária
O diagnóstico da urticária é feito observando a pele do indivíduo e seus sintomas. Mas para confirmar o diagnóstico, o médico pode requerer um exame de sangue e um teste de alergia. Se o indivíduo for alérgico a algo, o diagnóstico da urticária é ainda mais fácil.
Tratamento para urticária
Para o tratamento da urticária, recomenda-se evitar o contato com a substância que a originou, sendo um ótimo "remédio" caseiro para urticária lavar o local com água fria em abundância, até que os sintomas desapareçam.
Casos mais graves devem ser tratados com medicamentos anti-histamínicos, corticoides e/ou adrenalina (epinefrina), receitados pelo médico para evitar o choque anafilático, que é uma complicação grave da urticária.
Alguns exemplos de remédios que servem para tratar a urticária são: Predinisolona, Loratatina, Cetirizina e Ranitidina. Em caso de edema de glote: Epinefrina.
Fonte: Minha Vida