Um estudo publicado recentemente numa das melhores revistas científicas sobre alergia alerta que as crianças que foram submetidas à presença de um cão ou de um gato durante a gestação e no seu primeiro ano de vida, não desenvolveram alergia a estes animais na vida adulta.
Segundo o estudo, nesta fase o sistema imune do bebê ainda está sendo formado e o contato com o pelo destes animais faz com que o seu sistema imune não reaja a eles, deixando-os imune a isto.
Mas é preciso ter cuidado, um bebê pequeno não têm o mesmo senso de responsabilidade que uma criança maior, nem tem as devidas noções de higiene. Portanto o animal de estimação deve ter um local próprio para fazer suas necessidades e alimentar-se e o bebê não poderá chegar até lá.
Benefícios dos animais de estimação para crianças e adultos
Dentre alguns benefícios de ter animais de estimação para crianças e adultos podemos citar o companheirismo e a lealdade. Além de melhorar a saúde e fazer companhia.
Estudos demonstram que bebês e crianças que possuem um animal de estimação em casa aprendem melhor e ganham um senso de responsabilidade mais rapidamente do que as crianças que nunca tiveram um animal de estimação.
Ter um animalzinho de estimação é muito importante pois a criança desenvolve mais rapidamente, interage e aprende a cuidar dos animais.
Não existe uma idade mais apropriada para tal, mas convém lembrar que bebês muito pequenos possuem menos defesas e não devem ter contato direto com os animais.
Mas os benefícios não são somente para as crianças estudos revelam que os adultos também podem ganhar mais saúde se tiverem um animal de estimação.
A presença desses animais consegue tranquilizar o doente, diminui o risco de morte, aumenta auto estima e manda embora a solidão.
Fonte: Tua Saúde