Uma alergia na pele é uma reação inflamatória localizada ou espalhada pelo corpo todo, que provoca coceira,vermelhidão, descamação e presença de bolinhas brancas ou avermelhadas na pele. A alergia na pele pode ser causada por:
-Picadas de insetos;
-Intoxicação alimentar;
-Alergia a medicamentos;
-Contato com plantas, substâncias ou materiais irritantes;
-Outros fatores.
Alergia na pele do bebê
A alergia na pele do bebê, que é identificada por vermelhidão áspera, úmida, seca ou escamosa com formação ou não de pequenas bolhas, em geral pode ser causada por contato com:
Tecido como roupas de lã, sintético, náilon ou flanela;
Agentes químicos como talco, shampoo ou creme hidratante;
Sol e calor.
A alergia na pele do bebê é muito comum porque a pele dos bebês é mais fina, tem menos pelos, pouca secreção sebácea e maior suscetibilidade a infecções por micro-organismos. Porém, a intolerância ao glúten, proteína do leite, albumina ou à lactose podem ter manifestações semelhantes às alergias na pele do bebê.
A alergia na pele do bebê deve ser tratada rapidamente para evitar complicações, como infecção das lesões. Mas, primeiramente, deve-se identificar e evitar o agente causador da alergia.
Remédios para alergia na pele
Os remédios para as alergias na pele podem envolver comprimidos ou xaropes à base de anti-histamínicos e/ou de corticóides, além de pomadas ou cremes à base de corticóides, que deverão sempre ser prescritos por um dermatologista.
Sintomas de alergia na pele:
A alergia na pele pode se manifestar com todos ou alguns dos sintomas descritos a seguir:
-Coceira;
-Vermelhidão;
-Descamação da pele;
-Presença de bolinhas brancas ou avermelhadas na pele pontualmente.
-Como aliviar alergia na pele
Para aliviar os sintomas de alergia na pele, é importante manter a pele bem hidratada e utilizar produtos com agentes calmantes, como camomila ou alfazema, de forma tópica, para aliviar o desconforto, além de evitar o contato com o agente causador.
Fonte: Tua Saúde