As amídalas e as adenóides são órgãos linfóides secundários formados por um tecido semelhante ao gânglio (íngua) linfático. Tanto as amídalas como as adenóides fazem parte do nosso sistema de defesa imunológica, formam um anel de defesa localizado na garganta. As amídalas ficam atrás da língua são fácil de visualizar. As adenóides ficam no fundo do nariz e atrás do céu da boca e são vista por meio de um fibroscópio ou RX do cavum.
As amídalas e as adenóides são responsáveis pela defesa
inicial do sistema digestivo e respiratório e estão em constante luta contra germes
e com isso podem ficam infeccionadas.
As crianças são as mais afetadas pelas infecções de garganta ou adenóides. Com o tempo o organismo aprende a defender-se com mais eficácia e vão diminuindo as infecções. As amídalas e as adenóides são responsáveis pela defesa inicial do sistema digestivo e respiratório e estão em constante luta contra germes e com isso podem ficam infeccionadas. As crianças são as mais afetadas pelas infecções de garganta ou adenóides. Com o tempo o organismo aprende a defender-se com mais eficácia e vão diminuindo as infecções.
Algumas crianças podem apresentar infecções de repetição como, amidalites, sinusites ou pneumonias, geralmente existem uma alergia respiratória por trás destas ocorrências.
A infecção aguda geralmente é de instalação súbita nas amídalas (amidalite) os sintomas mais comuns são febre, dor de garganta, vermelhidão nas amídalas, presença de pontos purulentos, mau hálito e dificuldade para engolir. As infecções das adenóides têm os seguintes sintomas: febre, secreção amarelada que escorre pelo nariz e/ou na parte atrás da garganta, obstrução nasal importante e mau hálito.
As principais conseqüências destas infecções são alterações faciais (boca aberta), dificuldade de alimentação, diminuição de crescimento e infecções de repetição do ouvido.
No passado as cirurgias de amídalas eram freqüentes, mas com o surgimento dos antibióticos as infecções passaram a serem melhores controladas e como conseqüência diminuição desse procedimento.
Dependendo das condições pode haver necessidade de remoção cirúrgica. Crianças portadoras de rinite alérgicas apresentam sintomas muito parecidos quando as adenóides estão aumentadas. A rinite alérgica e as adenóides aumentadas geralmente podem ocorrer ao mesmo tempo.
O alergista fará o levantamento de história clínica, uma avaliação física e os testes alérgicos necessários para fazer o diagnóstico de qual alérgeno a pessoa é sensível, e assim, estabelecer a melhor conduta no tratamento do seu filho.
Fonte: Alergiarespiratoria