Com a chegada do inverno, muitas pessoas são acometidas pelas alergias respiratórias. Dos problemas mais comuns que se agravam com a temporada fria estão a rinite, a bronquite e a asma. A alergia é um problema de saúde relacionado ao sistema imunológico, que se desenvolve dependendo de fatores como: contato com substâncias reconhecidas como estranhas para aquele organismo ou ambiente onde a pessoa vive e que podem ou não facilitar o desencadeamento da hipersensibilidade.
No Brasil as pessoas alérgicas sofrem também influências de fatores ambientais de cada região, por exemplo: no sul, são registrados mais processos alérgicos desencadeados devido ao pólen que cai das flores e à alimentação. Nas grandes cidades do sudeste, como Rio de Janeiro e São Paulo, as influências são devido à poluição ambiental causada pela fumaça do trânsito, indústrias e chaminés.
Muitas vezes, sintomas que as pessoas entendem por gripe ou resfriado são, na verdade, alergias. Esses sintomas se agravam no inverno porque a proliferação de mofo encontra no tempo frio a temperatura ideal, e os ácaros, que se multiplicaram durante todo o resto do ano, saem dos casacos e mantas que ficam guardados no armário.
O resultado é a manifestação das alergias de inverno. É importante que as pessoas estejam atentas a sintomas característicos, como tosse constante, dor no peito, coriza abundante, espirros frequentes e, ao aparecimento deles, busquem ajuda médica. Na maioria dos casos, as alergias podem ser controladas evitando-se o contato com as substâncias causadoras, monitorando o ambiente e eliminando os fatores externos que possam estar desencadeando o processo.
Dicas importantes para evitar as alergias de inverno:
-Limpe a casa com um pano umedecido em água ou álcool, evitando desinfetante e outros produtos químicos que possam desencadear reações alérgicas;
-Evite o uso de espanador, vassouras, cortinas de tecido e carpete, que concentram muita poeira. Os ácaros, principais causadores de alergia, são abundantes nos colchões e travesseiros, locais onde costuma-se passar grande parte do dia e por isso é imprescindível o uso de capas impermeáveis;
-Evite decorações de quarto contendo almofadas, bichinhos de pelúcia e cortinas pesadas, pois tudo isso se torna ninho de ácaros;
-Deixe entrar ar e sol sempre que possível nos cômodos, evitando assim o aparecimento de fungos.
-O fumo e animais domésticos de pelo em casa são danosos para esses pacientes.
As alergias são consideradas doenças crônicas, mas que podem ser controladas. É muito importante cuidar das causas da alergia, por isso, é preciso fazer uma investigação cuidadosa da vida do paciente (anaminese) e sobre fatores que possam estar agravando seu caso. Procure seu médico para que ele possa avaliar sua situação e prescrever o tratamento mais adequado.