Todos os anos principalmente durante o período outono-inverno, o número de crianças que apresentam chiado de peito é grande. O chiado do peito chama a atenção da família, mas os familiares não sabem o que significa. Mesmo alguns profissionais da área de saúde acham que chiar o peito significa bronquite. Como se o termo bronquite explicasse tudo, e assim, conselhos inúteis, simpatias, temores infundados e uso de medicação ineficaz são feitos sem nenhum benefício para os afetados, crianças ou adultos.
O chiado de peito pode ocorrer tanto aguda ou cronicamente. O médico quando comunica aos familiares que a criança está chiando, quer dizer que o som emitido é resultante da passagem do ar pela traquéia e pelos brônquios estreitados. As vias aéreas podem estreitar por muitos motivos como, acúmulos de secreções (catarro,
infecção), inflamações e estreitamentos produzidos pela contração da musculatura dos brônquios (broncoespasmos).
Chiar o peito pelo menos uma vez na vida atinge de 20-30% das crianças no primeiro ano de vida, lembrando que nem todas essas crianças têm asma. A Asma é o grande medo da família.
Nas crianças pequenas é difícil estabelecer o diagnóstico correto, pois existem diferentes doenças respiratórias que apresentam chiado como, asma ou infecções causadas por vírus. Uma criança pequena que chia o peito não significa que desenvolverá asma, mas a persistência do chiado pode estar relacionada à alergia.
Todo asmático chia, mas o contrário não é verdadeiro, ou seja, nem todos que chiam são asmáticos.
O chiado de peito não é diagnóstico de uma doença. Nas crianças em geral e em particular os menores de 2 anos, mais de 50% das infecções pulmonares cursam com chiado de peito. As infecções mais freqüentes são provocadas por vírus (resfriado comum e gripe) e elas são as grandes responsáveis pela sibilância e por isso que boa parte das crianças não serão chiadores crônicos.
Lembrando que as vias aéreas da criança pequena são mais estreitas e mais fáceis de contraírem diante de diversos estímulos inespecíficos do ambiente, e assim, favorece a ocorrência de chiado, Os pulmões da criança continuam crescendo até adolescência ocorrendo importantes transformações, e assim, com o passar dos anos muitos param de chiar.