1. Não confunda alergia com gripes e resfriados Sintomas iguais podem ter causas bastante diferentes. Espirros, nariz entupido e tosse são sintomas conhecidos da gripe, mas também podem ser associados a uma rinite alérgica em momentos diferentes. Na dúvida, procure atendimento médico.
2. Não se medique por conta própria. Para tratar, é preciso definir a causa. Tomar um medicamento só porque um amigo aconselhou não é solução. A automedicação pode ser muito grave.
3. Cuidado: alguns antialérgicos podem causar sedação e sonolência Caso sinta esses efeitos, evite dirigir ou fazer atividades que necessitem atenção.
4. Cuidado com as gotas nasais As gotas nasais, popularmente usadas para "desentupir" o nariz contém vasoconstritores. Podem ser usadas porpoucos dias. A repetição do uso pode causar vício, causar reações graves na mucosa do nariz e até provocar a chamada rinite medicamentosa.
5. Prevenir é melhor do que remediar Não trate as alergias apenas quando está doente. A prevenção deve ser feita sempre e por isso é importante a visita periódica ao alergista, para uma orientação adequada e preventiva. Tratar não é só tomar remédios.
6. Não desvalorize quando os seus filhos se queixam Na asma, o tratamento precoce evita as crises fortes, diminui atendimentos de emergência e internações hospitalares. Os sintomas iniciais da crise de asma são: sensação de peito preso, tosse fácil, quando ri, fala muito ou brinca.
7. Cuide do ambiente de sua casa Limpe a casa diariamente, com pano úmido. Evite produtos de limpeza com cheiro ativo. No inverno, abra as janelas para arejar a casa. Lave as roupas que estão guardadas antes de usá-las. Não fume e não permita que fume junto do alérgico.
8. Melhore sua alimentação É comprovado que uma dieta mediterrânea tem um efeito protetor, enquanto o fast food e o sal são fatores negativos para as doenças alérgicas.
9. Pratique esporte, caminhe. A atividade física é benéfica para o alérgico. Ficar em casa nunca é solução para quem tem alergias. O exercício impede a progressão da doença e melhora o sedentarismo e a obesidade. A vida ao ar livre deve ser estimulada.
Fonte: ASBAI