Conjuntivite alérgica é uma doença benigna, ocorrendo usualmente em crianças e idosos. Pode ser sazonal, ocorrendo usualmente na primavera e verão, ou perene. Os sintomas se limitam ao olho vermelho e edema de início súbito.As conjuntivites alérgicas em crianças apresentam-se habitualmente de forma grave, principalmente as do tipo primaveril.
Há quatro formas de conjuntivite alérgica: Sazonal, geralmente associada à rinite ou asma; ceratoconjuntivite atópica (associada à dermatite atópica); conjuntivite primaveril (ou vernal); e conjuntivite papilar gigante (associada comumente ao uso de lentes de contato).
O tratamento é feito através do uso de anti-histamínicos ou antiinflamatórios tópicos. Anti-histamínicos de uso oral podem ser usados no caso de conjuntivite alérgica prolongada. Na conjuntivite alérgica, os alérgenos podem ser identificados e então evitados.
Cuidados gerais:
Além dos tratamentos específicos deve-se tomar alguns cuidados importantes no tratamento da conjuntivite:
- Lave as mãos com freqüência e evite coçar os olhos.
- Não encoste o frasco das pomadas e colírios nos olhos e lave mão antes a após aplicá-los.
- Evite a exposição à agentes irritantes (fumaça) e alérgenos (como o pólen) que podem causar conjuntivite.
- Não use lentes contato enquanto estiver com conjuntivite ou em uso de colírios ou pomadas.
Para a prevenção da conjuntivite:
- Evite compartilhar maquiagem e toalhas de rosto.
- Lave as mãos com freqüência e não as coloque nos olhos.
- Evite o contato com agentes químicos irritantes, use óculos de natação para nadar e óculos de proteção quando em contato com produtos químicos.
- Não use colírios ou pomadas sem prescrição médica.
- Use as lentes de contato segundo as orientações do seu oftalmologista.
Fique atento aos sinais de alerta. Se ocorrer alteração visual, dor ocular intensa, dor ao movimentar os olhos, persistência dos sintomas após o uso da medicação ou aumento da sensibilidade à luz, procure o seu médico o mais rápido possível, pois pode-se tratar de outra doença mais grave ou uma complicação da conjuntivite.