Muitas pessoas pensam que têm uma alergia mas não procuram atendimento médico para confirmar o diagnóstico. Esta situação pode ser facilmente constatada lendo os comentários enviados para este blog. Mas, certamente não é o ideal. Fazer o diagnóstico, confirmar se é uma alergia e qual o seu tipo é importante para a escolha do tratamento correto. As queixas podem ser parecidas, mas nem sempre terão a mesma causa.
Tomemos como exemplo uma coceira: é um sintoma comum que pode acompanhar diversas situações, desde uma pele ressecada e irritada até doenças graves. Nem toda coceira é causada por alergia.
Este mesmo raciocínio pode ser feito para a tosse, que pode ter causas variadas e nem sempre alérgicas.
A falta do diagnóstico poderá atrasar o início de um tratamento correto e impedir a melhora de uma doença. O ideal é procurar um médico especialista em Alergia e, na falta deste, um clínico geral, para receber uma orientação adequada.
A base para o reconhecimento de uma doença ainda é a anamnese, ou seja, a coleta de informações feita pelo médico durante a consulta. O exame físico complementa estas informações. Testes e exames poderão ser necessários para finalizar o diagnóstico, como base para um tratamento adequado.
Fonte: blog da alergia