?E Deus fez o homem do pó da terra, soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente". Esta é a descrição bíblica da criação do homem e simboliza bem a grande importância do nariz para a vida humana, embora muitas vezes as queixas nasais sejam relegadas a segundo plano. Mas é um fato: é o nariz que recebe o ar, essencial para a vida humana, todos os dias!
O nariz tem um papel importante no processo respiratório da via aérea superior.
São funções nasais:
- Filtração e limpeza,
- Umidificação,
- Aquecimento do ar inspirado.
Se por algum motivo o nariz fica obstruído (entupido), a consequência é a respiração pela boca, chamada de ?respiração oral? ou de ?respiração bucal?. Na verdade, respirar pela boca é uma alternativa, uma vez que não há como parar de respirar. Mas, se o problema que gerou a obstrução do nariz persiste por tempo prolongado, respirar pela boca trará uma série de consequências indesejáveis.
Respirar pela boca repetidamente pode causar:
- Repercussões na arcada dentária
- Repercussões na face
- Infecções repetidas
- Distúrbios do sono
Repercussões faciais, dentárias
A respiração nasal é a chave para o crescimento e desenvolvimento craniofacial. Em geral, a criança respiradora bucal evolui com uma face longa e estreita, olhos caídos, olheiras, lábios evertidos, céu da boca (palato) elevado, narinas estreitadas. Os dentes se alteram, ficando protusos (?dentuço?) e modificando a mordida. Ou seja, perde-se a harmonia da arcada dentária.
Como consequência das alterações dentárias, pouco a pouco se instalam outras dificuldades: alteração na deglutição, na fonação, na respiração e na deglutição.
Distúrbios do sono
Pessoas respiradoras bucais em geral roncam, tem sono agitado e podem evoluir com apneia do sono. Com o sono alterado, podem ocorrer:
- Sonolência diurna e fadiga crônica.
- Alterações de atenção na escola e no trabalho (déficit de aprendizado e de produção)
- Desconforto respiratório.
- Déficit de crescimento e desenvolvimento.
Infecções de repetição
Respiradores bicais tendem a ter amigdalites repetidas e outras infecções e recebem grande número de prescrições de antibióticos comparadas com aquelas que não têm a respiração bucal.
Rinite alérgica
A rinite alérgica é uma doença que parece ser uma doença simples e muitas vezes confundida com ?gripes e resfriados de repetição?. Os sintomas clássicos da rinite alérgica são:
- Espirros em salva;
- Coriza abundante e clara;
- Coceira (em nariz, olhos, ouvidos, garganta)
- Obstrução nasal.
Havendo obstrução nasal (nariz entupido), a pessoa passa a respirar com a boca aberta (ou semi-aberta) para compensar a congestão nasal. E, se o hábito persiste, pode complicar a doença.
Resumindo
O tratamento da respiração bucal deve ser instituído o mais cedo possível, para evitar as repercussões descritas. Em algumas pessoas poderá ser necessário um tratamento multidisciplinar, que poderá incluir: alergista, otorrino, dentista, fonoaudiologia, fisioterapia e outros profissionais de saúde, de acordo com cada caso.