Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Conheça os 7 alimentos que mais causam alergia

Ainda não se sabe ao certo por que as proteínas de alguns alimentos causam respostas alérgicas. Apesar de não termos dados oficiais sobre a incidência do problema no Brasil, vale a pena ficar de olho, já que indícios apontam que ele está em ascensão.

E pior: as manifestações do quadro, que aflige cerca de 5% das crianças e 2% dos adultos, andam mais variadas e graves. Veja abaixo quais são os alimentos  que mais causam reações adversas.

Leite e derivados

São os maiores causadores de alergia no Brasil ? basicamente por causa das proteínas caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina.

Em geral, até os 5 anos de idade a criança passa a tolerá-los. Enquanto isso, é importante contar com acompanhamento para ajustar a dieta e não sofrer com a ausência de cálcio, vital para os ossos.

Ovos

As proteínas ovomucoide e ovoalbumina costumam ser a pedra no sapato dos alérgicos ao alimento. E não tem parte segura ? é preciso excluir a clara e a gema.

Soja

A alergia a essa leguminosa tende a aparecer entre bebês e crianças. Até os 10 anos, espera?se que a reação não ocorra mais. Embora não tenhamos o hábito de consumi-la sozinha, sua proteína está presente em vários produtos, como temperos e congelados.

Castanhas

De acordo com a alergista Renata Cocco, aumentou significativamente a quantidade de pessoas alérgica às oleaginosas. ?A reação pode surgir em qualquer fase da vida e é tipicamente persistente?, destaca.

Um alento: existe a chance de uma pessoa com alergia à avelã não ter efeitos adversos ao comer amêndoas, por exemplo. ?Só que isso deve ser muito bem avaliado?, diz a médica.

Frutos do mar

O destaque é o camarão. Como ele entra em nossa vida de vez em quando, é possível que o sistema imune o encare com hostilidade, produzindo respostas alérgicas.

Normalmente, indica-se evitar outros frutos do mar, como caranguejo e lagosta. Os peixes não fazem parte do grupo, mas também podem gerar alergia. Quem reage ao salmão precisa avaliar com o médico se consegue comer atum.
 
Amendoim

Há estimativas de que o número de crianças com alergia a essa leguminosa triplicou nos Estados Unidos entre 1997 e 2008. Aqui, ela não chega a atormentar tanto assim ? mas a incidência claramente vem subindo.

Trigo

Alergia ao trigo não é a mesma coisa que doença celíaca. Porém, as proteínas do cereal são bem similares às proteínas formadoras do glúten ? essas, sim, um perigo para os celíacos.

Fonte: https://saude.abril.com.br/alimentacao/alimentos-que-causam-alergia/





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta