Allergo
AGENDE SUA CONSULTA (44) 3622-6393

Artigos

Você sabe o que é Dermografismo?

O dermografismo é um tipo de alergia na pele, bastante comum na população, caracterizada pelo inchaço, coceira e aparecimento de riscos vermelhos com relevo na pele. Sempre que há alguma pressão na pele, com unha ou caneta, por exemplo.

As causas do dermografismo podem ser arranhões ou picadas de insetos que causam pressão na pele e levam à libertação de histamina, fatores que resultam no aparecimento dos sintomas da doença, como vermelhidão e inchaço da pele. Porém, outros fatores como estresse, roupas apertadas, medicamentos como penicilina, substâncias irritantes ou situações de frio ou calor excessivo agravam a doença.

Geralmente, o dermografismo não tem cura, mas as crises da doença podem ser prevenidas, evitando os agentes que causam o dermografismo ou controlando os seus sintomas com remédios.

Sintomas do dermografismo

Os sintomas do dermografismo surgem cerca de dez minutos após a pele sofrer arranhão ou picada e podem ser:

? Aparecimento de vergões na pele;
? Coceira;
? Inchaço da área afetada;
? Vermelhidão e calor na pele.

O dermografismo pode ser assintomático. Nestes casos, os pacientes apenas possuem vergões na pele, não apresentando coceira. Ou, em outro caso, existe o dermografismo sintomático, em que os indivíduos apresentam vergões na pele e coceira bastante intensa. 

Tratamento do dermografismo

O tratamento do dermografismo nem sempre é necessário, pois os sintomas podem desaparecer ao fim de algumas horas naturalmente. Porém, nos casos em que a coceira é bastante intensa e dura alguns dias, se recomenda tomar remédios anti-histamínicos, como desloratadina ou cetirizina.

Algumas formas de prevenir o aparecimento de dermografismo podem ser: evitar o uso de roupas coladas ao corpo e banhos longos e quentes; tomar banho com água mais fria possível; usar sempre hidratante depois do banho; e evitar situações de estresse.

Fonte: https://www.tuasaude.com/dermografismo/





Avenida Rio Branco - 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Facebook


Prestige
Agende sua consulta