Alergia ou a reação alérgica é uma resposta do corpo a qualquer substância considerada estranha pelo nosso organismo. Os tipos de reações alérgicas são bastante variados, sendo as principais as respiratórias, alimentares e as cutâneas (dermatológicas). O médico alergologista é o profissional que irá analisar o quadro do paciente e, se necessário, submetê-lo a testes alérgicos.
O teste alérgico é um exame de diagnóstico que irá apontar se há algum tipo de alergia e, se confirmado, à qual substância este paciente é alérgico. A confirmação também pode ser realizada por meio de exames de sangue, que determinam quais as substâncias dos alimentos ou ambiente têm maior probabilidade de provocar a reação.
Esses exames de sangue funcionam através de marcadores específicos para várias substâncias, que vão desde alimentos, corantes, medicamentos, alégenos respiratórios e outros. Os testes cutâneos diagnosticam o problema utilizando as substâncias das quais há a suspeita. Elas são aplicadas em um pequeno ponto na pele do paciente, onde é observada se há formação de uma pápula elevada.
No caso de alergia alimentar, como alergia ao leite, glúten ou ao camarão, que são as mais comuns, o alergologista poderá indicar ainda a realização de um teste de provocação oral, que consiste em ingerir uma pequena quantidade do alimento que causa alergia e verificar a reação.
Portanto, quanto mais cedo se diagnostica o agente causador, maior a qualidade de vida e segurança para o paciente, seja ele criança ou adulto, visto que, muitas alergias surgem também na fase adulta. A melhor forma de prevenir é procurando um especialista para enfim interromper o uso do alimento ou contato com tal substância.
Fonte: https://umuarama.portaldacidade.com/noticias/papo-de-especialista/teste-de-alergia-pode-ev