O Jornal New York Times publicou recentemente em sua seção de saúde, um texto chamando a atenção para a possibilidade de influência das bebidas alcoólicas nas doenças alérgicas.
Estudos publicados recentemente sugeriram que o álcool pode causar ou piorar os sintomas da asma e da rinite. Na verdade, o problema pode não ser o álcool propriamente dito, mas sim substâncias contidas nas bebidas, usadas no seu fabrico. Como exemplo, o artigo cita que cerveja, vinho e licor contêm histamina, produzida pela levedura e bactérias durante o processo de fermentação. Esta substância poderia ser a causadora dos sintomas de alergia em pessoas sensíveis. Além disso, cerveja e vinho também contém conservantes chamados sulfitos, outro grupo de compostos conhecido por provocar asma e outros sintomas alérgicos em pessoas susceptíveis.
Em 2005, na Suécia foram estudadas milhares de pessoas, sendo publicado que, em comparação com a população em geral, os participantes portadores de asma e rinite tiveram maior tendência a ter sintomas respiratórios após ingestão de bebida alcoólica.Os vinhos (branco e tinto) foram os elementos que mais deflagraram sintomas, havendo maior proporção de mulheres afetadas, comparadas aos homens.
Em 2008, foi publicado uma outra pesquisa no jornal Clinical and Experimental Allergy, concluindo que tomar mais de duas taças de vinho por dia aumentaria de forma significativa o risco de sintomas de alergia.
O artigo também ressalta que existem alimentos que contém ou que são capazes de liberar histamina, como por exemplo, queijos envelhecidos, produtos em conserva e alimentos que contenham levedura, como pão, cidra e uvas.
Fonte: New York Times