O inverno se aproxima e já chegou o momento de tirar do armário agasalhos e roupas de cama especiais para o tempo frio: casacos, jaquetas, blusas de malha e de lã, cachecóis, luvas, gorros, cobertores e edredons. Estas peças precisam estar limpas e higienizadas para que ninguém seja pego desprevenido, afinal, os maiores causadores das alergias respiratórias são o mofo, a poeira e os ácaros que neles habitam.
Veja dicas sobre como cuidar da limpeza na sua cada:
:: Os ácaros se alimentam de resíduos da pele (escamação) e, apesar de terem vida curta (50 dias em média), se reproduzem rapidamente aos milhões. Quanto maior for o número de ácaros, mais alergias eles provocarão.
:: Artigos como bichos de pelúcia, tapetes, almofadas, travesseiros, edredons e cobertores normalmente são utilizados por muito tempo sem lavar, por isso acumulam um número enorme de ácaros, que acabam provocando pequenas alergias até nas pessoas não alérgicas.
:: Depois de limpas, as roupas precisam ser guardadas com proteção adequada os sacos de TNT (tecido não-tecido) evitando-se sacos plásticos, que provocam umidade e, portanto, mofo. Deixe arejando em local ventilado e sem sol uma vez por mês.
:: Roupas pesadas que tenham uso frequente devem ser lavadas assim que apresentarem qualquer tipo de sujeira, pois tecidos guardados logo depois do uso adquirem manchas de oxidação, mofo e ácaros e atraem traças.
Como guardar cada tipo de peça
:: Artigos de couro Exigem tratamento especial e diferenciado. Casacos, calças, jaquetas e luvas devem ser levados periodicamente a uma lavanderia para o procedimento adequado de limpeza e higienização.
:: Edredons e cobertores Devem ser guardados com capas de TNT, que permitem ventilação. Outra dica importante: o peso e o volume de cobertores e edredons podem quebrar a máquina de lavar doméstica. Por isso, aconselha-se lavar essas peças em boas lavanderias, no máximo a cada três meses.
:: Travesseiros, almofadas, tapetes e cortinas Essas peças acumulam muitos ácaros, causando alergias. Travesseiros devem ser lavados a cada quatro meses, tanto o forro como o recheio, para que não se respire sujeira durante o sono. Quanto às almofadas, tapetes e cortinas, a sugestão é a limpeza completa a cada seis meses.
:: Roupas de lã e de malha Mesmo aparentemente limpas, essas peças carregam suor, vestígios de maquiagem, poluição, poeira e, muitas vezes, respingos de alimentos e manchas de desodorante. É preciso lavar antes de guardar.
:: Bichos de pelúcia Os pequenos, dependendo do material que são feitos, podem ser colocados na máquina, mas os grandes ou mais delicados devem ser levados para uma lavanderia a cada seis meses (se forem usados somente para decoração) ou a cada três meses se são usados por crianças.
Fonte: Ricardo Monteiro, gerente operacional da Quality Lavanderia
www.clicrbs.com.br